Jociano Garofolo
O momento de maior tensão durante a aprovação do projeto 36 de 2015, que concede abertura de crédito suplementar de R$140 mil ao Legislativo, envolveu o presidente da Câmara, Sérgio Adriano Pereira e o vereador Edílson Pereira Batista. O presidente teria insinuado que o vereador é quem mais gasta com viagens, e mesmo assim, se manifestou contra o projeto, alegando que o Legislativo precisava fazer economia. Edílson, que é investigado pelo Ministério Público por conta das viagens que fez, se manifestou sobre a situação pela primeira vez tribuna.
Tudo teve início durante a discussão do projeto. Sergio Adriano Pereira disse que era “engraçado o vereador que mais gasta com viagens falar de economia”, sem citar o nome de Edílson. Após o projeto ter sido aprovado, Edílson foi à tribuna e falou sobre o assunto. “Ele (Serginho) não tem coragem de falar meu nome, mas eu digo. Fui eu quem mais viajou, e não me arrependo nem um pouco. No que depender de mim, vou continuar viajando para cobrar recursos dos deputados que estão em Brasília. Não vou parar de viajar para buscar benefícios para nossa população”, disse o vereador.
Edílson é investigado pelo Ministério Público, que instaurou inquérito para apurar gastos dele com viagens. Entre 2013 e 2014, teria usado cerca de R$20 mil do Legislativo para essa finalidade. Segundo o vereador a denúncia contra ele surgiu de dentro da própria Câmara. “Eu estou sendo investigado pelo Ministério Público por indicação do vereador Meidão. Eu falo o nome. Porque aqui, tem disposição para levar à sociedade as entranhas do Poder Legislativo”, afirmou.
O vereador disse ainda que já passou “por coisa muito pior” e que não teme a investigação. “Quem quiser saber, que vá lá puxar a minha ficha. Quem me colocou na tribuna foi o povo, e não tenho medo de pressão. Pode vir quente que estou fervendo. É assim que estarei na Câmara de agora em diante”, disse o vereador.