Tijolos de maconha eram escondidos na zona rural de Álvares Florence e seriam passados a traficantes ‘menores’, de Votuporanga
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Uma ação de investigação da Dise com apoio da Polícia Militar de Votuporanga resultou em uma das maiores apreensões de drogas do ano na nossa região. Os policiais conseguiram localizar um esconderijo de drogas na zona rural de Álvares Florence. Mais de 200 quilos de maconha foram apreendidos e uma pessoa acabou presa.
As informações sobre o caso vinham sendo catalogadas pela Dise, no sentido de que as pessoas de A.C.M.F.S, de 26 anos de idade, residente no Bairro Portal do Sol, conhecido por “Alan” e P.H.B.R. de 22 anos de idade, morador do Pozzobon, conhecido por “Pedro Henrique” estariam promovendo a distribuição de drogas tipo maconha em Votuporanga, diretamente para outros traficantes menores.
Durante o processo investigativo, apurou-se que ambos traficantes mantinham as drogas escondidas em locais distantes do centro urbano, para desestabilizar a ação policial. Na terça-feira (13), após informações colhidas de forma privilegiada, policiais civis da Dise, com o apoio da Força Tática, promoveram diligências em uma propriedade rural do município de Álvares Florence, no bairro Córrego do Cabrito, onde uma da equipes permaneceu espreitada em um canavial.
Flagrante
Eles presenciaram o momento em que a dupla se aproximou, sendo que “Alan” dirigia um veículo, estando o Pedro Henrique como passageiro. Estacionaram e juntos rumaram para o interior da mata, de onde retiraram diversos tijolos de maconha de uma caixa d’água enterrada no solo e camuflada por vegetação, colocando dentro do veículo. No momento em que deram partida, os policiais promoveram a abordagem de maneira sistemática, porém, ambos conseguiram fugir por meio da plantação de cana em fase de corte, sendo perseguidos.
No entanto, somente o Alan foi detido e ofereceu resistência, sendo necessário o uso de força física moderada para sua detenção. Já Pedro Henrique conseguiu fuga na densa plantação de cana, não sendo localizado. Por onde o suspeito correu, conseguiu dispensar ainda três tijolos de maconha, que foram localizados.
No interior do veículo foram encontrados dezenas de tijolos de maconha depositados pela dupla. No local onde eles retiravam as drogas, os policiais civis localizaram centenas de outros tijolos de maconha prensada, acondicionadas em sacos plástico e uma bolsa de viagem, além de uma balança de precisão.
O local era de difícil acesso e muito bem escondido. Dentro do veículo foi apreendido um telefone celular que pertencia a Alan e outro de propriedade de Pedro Henrique. Foram feitas buscas nas residências dos investigados, e na casa daquele que fugiu, mas apesar das investidas policiais, ele não foi localizado até o presente momento.
Foi solicitada a presença do Instituto de Criminalística de Votuporanga, para os devidos trabalhos periciais. A somatória de todo entorpecente apreendido resultou em 204,5 (duzentos e quatro quilos e quinhentos gramas), distribuídas em 202 tijolos de maconha, de tamanhos diversos e embalados em fita adesiva bege.
Diante da situação, foi dada voz de prisão ao detido “Alan”, que foi autuado em flagrante delito pelo delegado titular Antônio Marques do Nascimento, por infração aos artigos 33 e 35 da Lei 11343/06 (Tráfico de Drogas e Associação para o Tráfico). “Alan” foi conduzido à Cadeia de Guarani D’Oeste, onde permanece à disposição da Justiça.