A 3ª Companhia da PM de Votuporanga estabeleceu uma operação especial para que a folia transcorra sem incidentes
Enquanto a população festeja o Carnaval, a PM trabalha dobrado para garantir a segurança (Divulgação/Polícia Militar)
Aline Ruiz
Enquanto a população festeja o Carnaval, a Polícia Militar trabalha dobrado para garantir maior segurança de todos. Como é de costume, nesse ano, a 3ª Companhia da PM de Votuporanga estabeleceu uma operação especial para que a folia transcorra sem incidentes. De acordo com o tenente Ednei Ozório, a fiscalização vai acontecer 24h por dia para garantir a segurança dos turistas e da população local.
A chamada “Operação Carnaval” teve início na primeira quinzena deste mês de fevereiro, com a presença total do efetivo da PM pelas ruas da cidade. A partir de amanhã, porém, os cuidados serão redobrados devido ao Bloco Oba! e ao Concha Folia. “É uma época do ano em que muitas pessoas se divertem e a PM trabalha para garantir a segurança e integridade física de todos. Aumentamos o trabalho dos policiais, sendo que alguns vão atuar até no horário de folga para atender a população e também os visitantes”, informou o tenente Ozório durante entrevista para o A Cidade.
O trânsito na cidade também ganhará uma atenção especial, já que o número de visitantes é bem grande nesta época do ano. “É interessante redobrar a atenção quando dirigir pela cidade no período do Carnaval, por conta de as ruas receberem muitos motoristas de fora da cidade, que desconhecem e podem não interpretar corretamente a sinalização”, disse.
Ainda de acordo com o tenente, agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Policiais Rodoviários estarão sinalizando e orientando motoristas no trecho da rodovia, que dá acesso ao Centro de Evento “Helder Galera”. “A Polícia Militar e os agentes da Secretaria de Trânsito também estarão na avenida Emílio Arroyo e na vicinal Ângelo Commar, organizando o fluxo de veículos”, informou.
Já no Concha Folia, o esquema de segurança também será diferenciado. “Haverá interdição do trecho da rua Amazonas entre a Santa Catarina e Alagoas no sábado, a partir das 17h, e no domingo, das 15h até às 18h30”, disse,
Bafômetro
O tenente falou também sobre a fiscalização realizada com o uso do bafômetro e alertou para que os motoristas evitem beber e dirigir. “As abordagens serão realizadas naqueles indivíduos que aparentam estar embriagados ou causando transtorno no trânsito. Vamos atentar mais para as pessoas que fujam da normalidade. Não vamos parar todos os veículos e fiscalizar todos, até por causa da demanda, que é bem grande”, ressaltou.
O tenente finalizou dizendo que o efetivo extra estará trabalhando principalmente ao redor do Centro de Eventos e da Concha Acústica para garantir a segurança de todos. “É importante ressaltar também que pelo número 190 estaremos atendendo 24h por dia, uma vez que o efetivo deste setor também foi dobrado”, concluiu.
Crimes
Durante os dias de festas, tanto no Concha Folia como no Bloco Oba!, o tenente pede que a população mantenha uma atenção redobrada. “É importante que as pessoas não deixem o celular ou outros objetos de valor a mostra, uma vez que isso pode despertar o interesse de pessoas más intencionadas”, explicou.
Para pessoas que presenciarem algum tipo de crime como furto, roubo ou dano, o tenente destaca a importância do contato imediato com a polícia. “Se qualquer ato infracional for registrado, ligue 190”, finalizou.