Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/03/governo-de-sao-paulo-decreta-estado-de-emergencia-devido-ao-aumento-de-casos-de-dengue-n79172 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Governo de São Paulo decreta estado de emergência devido ao aumento de casos de dengue
A medida foi recomendada pelo COE para permitir a implementação ágil de ações e possibilitar o recebimento de recursos adicionais
Cada município poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local, de acordo com sua análise epidemiológica (Foto: Governo de SP)
O Governo de São Paulo decretou emergência em saúde pública para a dengue ontem pela manhã, após o Estado atingir 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes. A medida foi recomendada pelo COE (Centro de Operações de Emergências) para permitir a implementação ágil de ações e possibilitar o recebimento de recursos adicionais do governo federal.
Com o decreto, cada município poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local, de acordo com sua análise epidemiológica. O objetivo é intensificar o combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, por meio da aquisição de máquinas de nebulização, insumos, contratação de pessoal e ampliação da capacidade da rede de saúde.
O Plano de Ação à Emergência em Saúde Pública, apresentado durante a reunião do COE, aborda uma sequência de ações construídas a partir da experiência no enfrentamento das transmissões anuais de dengue. O plano, elaborado de forma técnica e baseado em critérios epidemiológicos, norteará as ações nos principais eixos envolvidos no controle das arboviroses.
Até o momento, 131 municípios do Estado registraram mais de 300 casos por 100 mil habitantes, e 22 municípios paulistas já decretaram emergência. A Secretaria de Estado atualizou a orientação para a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), para priorizar a transferência de pacientes suspeitos de dengue que necessitem de leitos de alta complexidade na rede estadual.
O Plano Estadual de Contingência das Arboviroses Urbanas, lançado em 2023, tem sido fundamental no enfrentamento da dengue em São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde capacitou agentes de saúde e endemias, promoveu atividades educativas em escolas e locais de grande circulação, e criou o Centro de Operações de Emergências (COE) e a sala de situação para monitoramento e tomada de decisões.
Para ampliar a transparência, o Governo lançou o Painel de Monitoramento da Dengue e o portal www.dengue100duvidas.sp.gov.br, além de investir na automatização dos exames de dengue no Instituto Adolfo Lutz (IAL) para agilizar os resultados. A campanha publicitária "A água mais mortal pode estar no seu quintal" também foi lançada para conscientizar a população sobre a prevenção da dengue.
O Governo promoveu o DIA D com a adesão de mais de 450 municípios e cerca de cinco mil escolas públicas do Estado, demonstrando o empenho em combater a dengue e proteger a saúde da população.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/03/governo-de-sao-paulo-decreta-estado-de-emergencia-devido-ao-aumento-de-casos-de-dengue-n79172
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco