Humberto Tobé estará em Votuporanga hoje e amanhã para uma série de compromissos. (Foto: Câmara de Franca)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A assessoria do Ministério da Saúde estará hoje e amanhã em Votuporanga, com agenda do supervisor administrativo da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar) da pasta, Humberto Tobé. Ele está na região desde ontem e participa de compromissos em diversos municípios do Noroeste Paulista, como Urânia, Santa Fé do Sul, Aparecida d’Oeste, Jales, Populina, Fernandópolis, Votuporanga, Nhandeara e General Salgado.
Em Votuporanga, a programação de hoje inclui visita à Santa Casa do município, às 17h. Às 19h, Tobé participa de encontro na Câmara Municipal com prefeitos, secretários de Saúde, gestores, representantes de hospitais, conselhos municipais, entidades, movimentos sociais e população em geral. A reunião tem como foco o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Já amanhã, às 9h, Humberto se reúne com o prefeito Jorge Seba e com a secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento. Na sequência, eles visitarão as obras da Unidade Básica de Saúde do PAC Saúde, localizada na rua João Arnaldo Seratoni, no bairro Monte Alto, na zona Sul de Votuporanga.
De acordo com a assessoria, as atividades na região têm como objetivo dialogar com gestores e com a população sobre as prioridades de cada município, além de divulgar ações do Governo do Brasil que já contemplam as cidades. Entre os destaques está o Novo PAC Saúde, que prevê investimentos na região Noroeste Paulista com a implantação de 13 Unidades Básicas de Saúde, a entrega de 57 combos de equipamentos para UBS, nove ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e recursos que somam cerca de R$ 40 milhões.
Durante os encontros, Tobé também apresentará o funcionamento de programas do Ministério da Saúde, como Agora Tem Especialistas, Mais Médicos, Farmácia Popular, SUS Digital, Brasil Sorridente e o SAMU 192. Segundo o supervisor administrativo da Aspar, outros propósitos das atividades na região são ouvir as demandas locais, aproximar a equipe do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dos gestores municipais, fortalecer o SUS e reforçar a parceria do Governo Federal com os municípios.
As reuniões contam com a participação de prefeitos, gestores, secretários municipais, vereadores, consórcios intermunicipais, entidades da sociedade civil, associações, profissionais da área da Saúde, conselhos municipais de Saúde, Santas Casas, movimentos sociais e representantes do mandato do deputado federal licenciado e atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha.