Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Concha Acústica ficou lotada na noite de sexta-feira. O motivo? A abertura do Fliv (Festival Literário de Votuporanga). O público de Votuporanga e região, formado por aproximadamente 5 mil pessoas, acompanhou a apresentação “Amizade Sincera” com os artistas Renato Teixeira e Sérgio Reis.
O repertório incluiu composições que os fãs da música sertaneja conhecem bem como: Tocando em Frente, Romaria, Amora, Comitiva Esperança, O Menino da Porteira, Vide Vida Marvada, Frete e Trem do Pantanal. A banda incluiu dois filhos de Renato, Chico Teixeira no violão de doze cordas, e João Lavraz no baixo, e um filho de Sérgio Reis, Paulo Reis na viola de dez e violão. Completaram o grupo Dudu Portes (renomado baterista que já tocou com Elis Regina) e Márcio Werneck (na flauta e clarineta).
A abertura
Antes do show, as lideranças fizeram a abertura do Fliv. Soraia da Silva Ramos, coordenadora da Usina Colombo e Açúcar Guarani, contou que é parceira do Festival desde a sua primeira edição. “Temos orgulho de patrocinar o evento que traz a leitura e atividades culturais e artísticas para população de Votuporanga e região. Poucas cidades têm preocupação de levar acesso à cultura. Votuporanga está muito a frente dos demais municípios neste quesito”, disse.
A gerente do Senac, Eliane Godoi, falou como começou o Fliv. “Nasceu de uma barraca do Senac com apoio da Unimed”, afirmou. Ela pediu que os pais leiam livros para os seus filhos. “Queremos transformar Votuporanga na cidade de leitores”, afirmou.
O diretor da TV Tem, Luiz Queiroz, ressaltou que o Festival é o maior evento da região, considerado pela Rede Globo. A representante do Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria do Estado, Aline Torres, enfatizou que a leitura é transformadora.