Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A emoção reinou durante a homenagem ao ex-presidente da ACV (Associação
Comercial de Votuporanga) na gestão de 1985/1986, Gilmar César Fernandes. O
presidente da Associação Comercial, Nelson Gorayeb, denominou o momento como emotivo.
A sala de reuniões da instituição foi denominada como Gilmar César Fernandes. "A introdução desta placa tem como objetivo estimular as ações que visem apresentar caminhos que levam à prosperidade da nossa comunidade e região, sendo assim a classe comercial de Votuporanga presta uma homenagem ao empresário. Como líder da categoria e empreendedor de grande talento, Gilmar plantou entre nós a importância do discernimento e da busca constante de parcerias para se alcançar os objetivos almejados por toda uma coletividade, como a construção do Edifício da Associação Comercial, princípios estes ainda comungados pela nossa classe", ressaltou Nelson.
O diretor do Conselho Deliberativo, Manoel Anzai, falou sobre sua amizade com o
empresário. "Sou muito feliz de ter conhecimento de três gerações que representam o Gilmar. A ACV foi fundada quando Votuporanga ainda não tinha nada, mas bons homens como Hernani de Matos Nabuco, Nasser Marão e tantas outras que fizeram o trabalho. Depois veio o Nasser Gorayb e o Gilmar que lutaram com a gente. Ele sempre foi o nosso líder. Lembro-me de quando tomávamos cafezinho no Taki Bar e falávamos da movimentação do comércio", contou.
Ele relatou como surgiu a ideia da construção do edifício. "Quando veio o projeto,
todos ficamos assustados, imaginando que isso não era para nós. Com dificuldades, Gilmar sempre investiu no espaço. Nós ficamos felizes por esta homenagem merecida, porque ninguém sabe o quanto ele participou da Associação Comercial. Os companheiros falaram de coragem, derrubar o que já estava feito e construir um novo. É um orgulho principalmente para quem começou, que tocava a entidade com três ou quatro associados que doavam R$ 10 cada. Gilmar nos deu força", enfatizou.
Por sua vez, o ex-presidente João Carlos Andrioli Ferreira destacou o espírito empreendedor do homenageado. "Ele sempre puxava a fila. Tive a felicidade de ser um de seus vizinhos. Todo final de semana, eu ficava observando a relação de pai e filhos, o quanto era forte a ligação. O que ele fez bem feito no comércio, você
desempenha na medicina psiquiátrica", disse.
O também ex-presidente da ACV Paulo Rapassi agradeceu o esforço do empresário para o desenvolvimento do comércio. "A tudo que ele nos deixou, nosso muito obrigado", emendou.
A presidente do Sindicato dos Comerciários, Maria Augusta Caitano dos Santos
Marques, também se pronunciou. "É gostoso falar dele, porque quando diz de alguém que a gente gosta, o coração bate mais forte. Ele sempre estará na minha vida e no meu coração. Sou o que sou graças ao Gilmar, uma pessoa leal e justa", ressaltou.
Já o ex-presidente da Associação Comercial e presidente do Sindicato do Comércio, João Herrera Martins, enfatizou o entusiasmo do homenageado. "Ele sempre me incentivava. Foi uma estrela que apareceu em Votuporanga, que tinha ideias maravilhosas, de fortalecimento do comércio, inclusive regional", disse.
O filho de Gilmar, Rubens Luiz Folchini Fernandes, agradeceu a homenagem. "É
muito emocionante. Tudo o que ele fazia, ele me contava com entusiasmo. Quando
teve a ideia do prédio, era visível a sua vontade. Fico feliz pelo reconhecimento ao
trabalho que prestou", finalizou. Rubens estava acompanhado do tio Luiz César
Fernandes e do primo Guilherme, além do tio de Gilmar, Walter Fernandes.