Palestras, exposição de monografias e lançamento de livro compõem programação do evento
Da Redação
A Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) vai realizar, entre os dias 9 e 11 deste mês, o VIII Fórum Jurídico. Neste congresso, graduandos do curso de Direito da Unifev, profissionais da área jurídica, professores e comunidade poderão discutir diversas temáticas relacionadas às tendências doutrinárias e refletir sobre assuntos da atualidade ligados ao Direito. O evento será realizado em dois períodos: pela manhã no auditório da Cidade Universitária da Unifev e à noite no salão social do Votuporanga Clube.
Os palestrantes desta edição são o bacharel em Direito, jornalista, deputado federal e candidato a governador do Estado de São Paulo, Celso Russomano e a advogada Juliana Caramigo Gennarini, da Gregori Capano Advogados Associados de São Paulo. Ambos discutirão as jurisprudências e as áreas pertinentes ao Direito.
Nos dias 9 e 11 de agosto, a partir das 8h30 haverá apresentação de monografias por seus autores. No dia 10, no mesmo horário, será promovido um grupo de discussão sobre o filme “O grande desafio”. A partir das 20 horas serão realizadas palestras nos dois primeiros dias do Fórum Jurídico Unifev, e na quarta-feira (11), haverá um evento cultural com os alunos e um coquetel de encerramento.
Também no dia 11 será lançado “Como escrever textos dissertativos”, série Fundamentos da Editora Ática, o primeiro livro da professora Nínive Pignatari, docente dos cursos de Direito e Letras da Unifev. “Fico feliz por lançar o livro entre colegas professores e especialmente sob o olhar dos meus alunos, que afinal tem sido minha inspiração e minha força”, conta. Segundo a autora “o livro foi se escrevendo e reescrevendo, sozinho, na espontaneidade dos acertos e desacertos, em treze anos de sala de aula. Cada página me lembra um aluno, um questionamento, uma transformação”, relata.
A publicação aborda a necessidade e a importância de escrever bem, especialmente textos dissertativos, cobrados em exames e provas. Sobre a motivação para o livro, a docente diz que “existem técnicas e métodos para argumentar e influenciar pessoas e eles podem ser aprendidos por todos. Por isso escrevi esse livro”. Para Nínive “escrever é compartilhar certezas, dividir medos, emoções, é colocar-se em comunhão. Escrever bem é um transbordar do coração,
mas, além da emoção e da verdade de cada um, é preciso empenho e técnica”, pontua.
Ensinar as técnicas de redação para textos dissertativos e eliminar a angústia de estudantes é o objetivo do livro. A autora lembra que “essa geração está sendo chamada, por alguns educadores, de geração sem palavras. Isso é injusto, pois os jovens falam muito e falam bem, nos contextos informais. Todo professor sabe disso. Todavia, diante do papel, muda tudo.
Desaprendem a espontaneidade, se intimidam e são incapazes de defender uma tese com clareza e racionalidade”, avalia. E completa, “fiz [o livro] para incentivar aqueles que, embora tenham algo a dizer, estremecem diante de uma folha branca. Acredito na inteligência. Muitas pessoas precisam apenas de um ponto de apoio. Acho que o livro nasceu dessa fé”.
Para participar do VIII Fórum Jurídico Unifev é necessária inscrição, que pode ser feita em uma das Centrais de Relacionamento do Centro Universitário de Votuporanga – Campus Centro, Rua Pernambuco, 4196 ou Cidade Universitária, Avenida Nasser Marão, 3069. A taxa de inscrição é de 35 reais. Informações podem ser obtidas pelo www.unifev.edu.br/direito ou pelo 0800 015 02 28.