Da Redação
As obras de galerias de águas pluviais tiveram início ontem no centro da cidade, no trecho entre as ruas Ceará e Santa Catarina. As galerias serão instaladas na Rua Amazonas e em parte da rua Ceará. “Essa obra é um começo para resolvermos definitivamente o problema de alagamento em diversos pontos. Com essa obra, a Rua Amazonas não terá mais pontos de alagamento e, num segundo momento, resolveremos também os problemas na avenida Antonio Augusto Paes”, explica o prefeito Nasser Marão Filho.
De acordo com o secretário de Obras e Habitação, “Josneimar Ferreira Freitas, “o forte ritmo de crescimento de Votuporanga nos últimos anos trouxe o progresso, mas aliado ao desenvolvimento, vieram também outros problemas urbanos, dentre eles o fato de que a infraestrutura urbana não se modernizou, acarretando inúmeros contratempos aos moradores".
O comerciante Carlos Eduardo Ramalho Matta manifesta sua alegria pela obra. “Embora vamos atravessar um período de muitos transtornos, dentre os quais o barulho, a sujeira e outros problemas, vemos isso como um mal necessário, já que a necessidade era extrema e, no período de chuvas, assistíamos a forte enxurrada que descia tragando tudo, provocando a inundação de muitas ruas da baixada”, conta Matta.
Juntamente com os outros comerciantes do setor, Carlos Matta afirma que “precisamos ter paciência e torcer para que as obras sejam concluídas o mais breve possível, pois os benefícios serão imensamente maiores que os transtornos e, só a minha família, espera por isso há 38 anos”, finaliza.
De início, serão mais de R$150 mil, em recursos próprios, que a Prefeitura estará investindo para solucionar de vez um de seus mais desafiadores problemas de infraestrutura urbana. O secretário relembra que “a correção dos problemas era uma cobrança antiga. “Agora, junto com a realização das obras da Nova Rua Amazonas, e dentro de um rigoroso planejamento do prefeito Junior Marão, foi possível projetar a galeria, indo de encontro aos anseios dos munícipes, que festejaram o início dos trabalhos”, comemora Freitas.
Além do uso racional dos recursos públicos, o prefeito determinou um trabalho conjunto das secretarias do Desenvolvimento Urbano, Obras e Habitação, Serviços Urbanos e Saev Ambiental, a fim de que o trabalho seja concluído dentro do menor tempo. “É fundamental destacar a participação da Secretaria de Serviços Urbanos, cujo titular da pasta, Waldir Petenucci esquematizou um cronograma que permitirá o emprego de todo o efetivo de máquinas, equipamentos e funcionários, sem, contudo, paralisar outras obras que estão acontecendo nos bairros”, revela Josneimar Freitas. “Para que se tenha uma idéia da grandiosidade da obra, só o trecho da Ceará até a Pernambuco possuirá 113 metros de extensão”, informa Freitas. Ele diz ainda que “nesta terça-feira, a Saev Ambiental também entrará na frente de trabalho, com equipamentos pesados, dentre os quais uma escavadeira, buscando atender a determinação do prefeito em agilizar os trabalhos sem, contudo, comprometer a qualidade da obra”, finaliza Freitas.
Leia na íntegra a versão online