Da Redação
O prefeito Nasser Marão Filho, de Votuporanga, visitou o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) da USP (Universidade de São Paulo), na última quinta-feira oportunidade em que solicitou auxílio no sentido de implantar em Votuporanga um polo tecnológico. Marão foi recebido pela coordenadora de Programa de Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos da USP, Désirée Moraes Zouian, que explicou todo o funcionamento e história do Cietec.
“A nossa cidade tem uma grande infraestrutura, com faculdades de ensino superior, instituições como Sebrae, Senai, Cemad, Senac, Fuvec, entre outras e também uma incubadora de empresas tradicional. Temos, portanto, toda a estrutura e recursos financeiros para viabilizar um projeto como este”, disse.
Désirée Zouian explicou que é preciso fazer um levantamento de todo o perfil da cidade para começar um estudo nesse sentido e buscar, principalmente, uma parceria com o Governo do Estado. Marão disse que “se quisermos um projeto como esse, temos que começar agora, para que ele possa se tornar realidade nos próximos anos”.
O Cietec é uma organização destinada a incubar empreendimentos de base tecnológica, colaborando para ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, visando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.
Foi inaugurado em abril de 1998 por intermédio de um convênio estabelecido entre a Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae-SP), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Atualmente 136 empresas estão ligadas ao Centro Tecnológico. De acordo com Désirée, o mercado tecnológico está mais maduro e consistente atualmente no Brasil. “O que falta é saber aproveitas as políticas da área e ainda existem entraves jurídicos para maior evolução”,
explicou.
Emprego
Segundo o prefeito, um Centro Tecnológico no interior paulista é um diferencial para atrair novas empresas. “Nós somos muito prejudicados por causa da localização geográfica da nossa região, que está muito próxima de estados, como o Mato Grosso do Sul, que oferece incentivos fiscais para a abertura de novas empresas. Votuporanga tem uma vantagem por ter um parque industrial diversificado, como móveis, equipamentos rodoviários, alimentício, entre outros, porém temos que ter um diferencial”, disse.
O prefeito ressaltou ainda a implantação do Espaço Empresarial, com o Governo do Estado, voltado para o setor de confecções, que vai incentivar a abertura de novas empresas e capacitar os profissionais.
Désirée se comprometeu a receber uma comitiva votuporanguense em um segundo momento para iniciar a elaboração do projeto. "Com os dados de Votuporanga em mãos, vamos fazer um Workshop aqui na USP para iniciar uma discussão e formatar o projeto”, afirmou.
Acompanharam o prefeito na viagem, a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Godói; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini; o diretor de Planejamento Estratégico, Tiago Caproni; representantes da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, e o médico Alexandre Parma, que intermediou o contato com o Cietec.
Leia na íntegra a versão online