Preta exibe com muito carinho o jornal A Cidade de 2 de agosto de 2008, que divulgava o seu trabalho
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O jornal A Cidade, a cada dia, escreve uma história da vida de Votuporanga. São relatados grandes momentos políticos, inaugurações de obras, fatos marcantes no setor policial, como prisões de suspeitos, homicídios, acidentes de trânsito com vítimas, entre outros, sem esquecer das editorias de geral, esporte, comportamento e social.
Existem reportagens que marcaram a vida das pessoas nestes 28 anos de história, seja por momentos felizes ou tristes. Algumas fazem questão de guardar a edição, como é o caso da comerciante Natalina de Oliveira Brito Batista, conhecida como Preta.
Ela tem um açougue na rua Pernambuco e no seu comércio, o que mais se destaca é a venda de salgados, principalmente a bolinha de carne.
Preta guarda com bastante carinho uma reportagem publicada em 2 de agosto de 2008, pela jornalista Cibeli Moreti, intitulada ?A bolinha de carne da Preta?. A comerciante gostou tanto do destaque que teve no caderno A Cidade Mais que colocou o jornal dentro de um quadro e deixou na parede do estabelecimento.
Ela disse que teve muita repercussão, pois quem não conhecia seus quitutes, passou a frequentar o estabelecimento e virou freguês, por ter visto seu trabalho no jornal A Cidade.
Na época da reportagem, o negócio tinha 27 anos. Preta falou que sabia que era conhecida em toda a cidade devido à venda dos salgados. Em média, por dia, são preparadas 450 bolinhas.
Ela contou que a receita da bolinha de carne foi inventada por ela mesma. Preta disse que o formato diferente do salgado é uma estratégia para que o recheio não fique cru.
Para ela, o sucesso se deve a fazer o alimento com carinho e amor.
Além de produzir os salgados, Preta também faz o molho de pimenta, que é servido de graça para os clientes.
Ela chegou a divulgar a receita: carne moída, cebola, cebolinha, alho, pimenta, pimenta-do-reino, tomate picado, farinha de rosca ou dois pãezinhos molhados. O segredo é amassar bem até o tomate desaparecer. Depois de prontas, é só passar no ovo batido e na farinha de rosca.