Segundo a Unesco, a humanidade não pode prosperar sem a cooperação no manejo da água; Saev Ambiental prevê campanha contra desperdício
O ano de 2013 foi proclamado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como “O Ano Internacional da Cooperação pela Àgua”. A campanha lançada em dezembro de 2012 é de nível mundial e tem como principal objetivo incentivar a população para o uso correto da água.
Em Votuporanga, a Saev Ambiental é responsável pela qualidade e o alcance do abastecimento em três pontos da cidade, além da distribuição no Distrito de Simonsen e nos bairros rurais Vila Carvalho e Cruzeiro. A qualidade no tratamento da água é referência para as cidades vizinhas e para alguns estudiosos, já que o município tem 100% de acesso à água potável. Discutir questões relacionadas à distribuição da água para todas as comunidades do mundo é um dos objetivos da campanha da Unesco.
“É cada vez mais urgente nos atentarmos para a importância da água em nossas vidas e sobre como podemos colaborar para que o recurso seja bem utilizado. Neste ano iremos desenvolver campanhas de conscientização sobre o assunto. O votuporanguense consome água acima da média nacional e isso pode ser desperdício”, comenta o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo.
De acordo com publicação no site da Unesco Brasil, o tema foi escolhido porque “a pressão sobre os recursos hídricos está aumentando com seu uso pela agricultura e pela indústria, com a poluição e a urbanização e com as mudanças ambientais e climáticas. A cooperação pela água assume muitas formas, desde a cooperação através de fronteiras para o manejo de aquíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhados, ao intercâmbio de dados científicos, à cooperação em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas. Uma coisa é certa – a humanidade não pode prosperar sem a cooperação no manejo da água”.
Além do uso correto da água, o movimento pretende ainda promover eventos e discussões que ajudem a combater problemas graves como falta de saneamento e ainda conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água; gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água; provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água; fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013; e fortalecer a cooperação internacional pela água.