O vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso utilizou a tribuna para solicitar que uma comissão seja criada pelo Poder Executivo para que analise alguns casos
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Com o carnê de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) chegando, a polêmica do reajuste do valor do imposto - que varia de 5 a 40%, aprovado pela Câmara Municipal, voltou à tona. O vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso utilizou a tribuna para solicitar que uma comissão seja criada pelo Poder Executivo para que analise alguns casos.
Meidão afirmou que uma família que recebeu de herança um lote, vai pagar R$ 160 por mês, o que totaliza R$1.600 de IPTU. “Eu acho que o prefeito e vereadores deveriam tomar uma posição, rever alguns casos, se está extrapolando a lei aprovada, porque alguém está sendo prejudicado e muito”, enfatizou.
Ele disse que a culpa pelo aumento não foi somente do prefeito Junior Marão. “A culpa é da Casa de Leis. O projeto de lei veio para Câmara, foi para as comissões, discutido e deram o parecer. O documento foi aprovado. O vereador tem que ser um canal direto com a população, que está chiando. Não deve desligar celular, negar informação. Os legisladores que aprovaram a matéria tem que dar satisfações para o povo”, ressaltou. O reajuste foi aprovado no ano passado, com voto contrário de Osvaldo Carvalho.
Por sua vez, Osvaldo foi bem sucinto. Para ele, os valores são absurdos. “É um reajuste muito acima de 40% em alguns casos. O projeto teve o meu voto contrário, o único na legislatura passada”, frisou.
Imposto progressivo
O vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, quer iniciar um debate para estabelecer metas para o IPTU do próximo ano. “Precisamos ter um imposto progressivo. Nos casos de terreno para o filho, para construir uma casa. Quero um diálogo para quem possui um lote, para aqueles que têm de duas a cinco áreas, um percentual um pouco maior. Acima de 10 é especulação. Quem possui apenas uma casa, tem que ser beneficiado. Vou levar esta proposta para 2014”, disse.
Atualmente, o imposto pode ser parcelado em até 10 vezes, dependendo do valor de cada imóvel, com o pagamento de março a dezembro.
As datas de vencimento permanecerão nos dias 12, 14, 16 e 18, de acordo com os quadrantes da cidade. Quem optar pelo pagamento à vista terá 5% de desconto com a parcela vencendo em março.