Projeto do Colégio Celtas trabalha atividades seguindo o tema “Meio ambiente e Sustentabilidade”; mais de 110 alunos estão envolvidos
Teve início em fevereiro e se encerra no final de abril um ciclo de atividades coordenadas pelo Colégio Celtas, com apoio da Saev Ambiental. Diversas ações sobre a preservação do meio ambiente estão sendo realizadas com a participação direta de 12 professores e 110 alunos na faixa dos 11 aos 15 anos.
No dia 22 de abril, Xico Graziano ministrará palestra no evento de encerramento que será realizado no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, das 20h às 22h, com abertura para debates. Graziano é uma das grandes referências no Brasil ligadas a assuntos do meio ambiente. No dia da palestra, os estudantes irão apresentar peças artísticas sobre o que aprenderam ao longo dos três meses.
Chamado de “Observatório Cidadão” o tema da primeira edição do projeto é “Meio ambiente e Sustentabilidade” e consiste em unir os alunos em atividades práticas, como palestras, pesquisa de campo, gincanas, plantios, entre outros. A docente Letícia Semenzato explica que todas as disciplinas do colégio estão envolvidas. “Dentro deste tema, cada professor passa seus ensinamentos de português, matemática, geografia, filosofia, artes. Ou seja, o aprendizado comum de sala de aula ficou mais enriquecido com o objeto de estudo ‘meio ambiente’”, explica.
Letícia observa que o objetivo é “desenvolver cidadãos críticos e inseridos nas questões ambientais, de forma que possam interferir positivamente para transformar o meio em que vivem”.
O caminho do lixo
Com apoio da Saev Ambiental, os alunos do Colégio Celtas participaram de uma série de visitas para conhecer o processo de coleta, descarte, reciclagem ou reuso dos resíduos sólidos. O grupo passou pelo Ecotudo, Coopervinte, Aterro Sanitário e Mejan Ambiental.
O tratamento da água e a importância de preservar o recurso foram mostrados durante visitas à represa de captação de água da Saev Ambiental, à Estação de Tratamento de Água (ETA) e a uma nascente preservada na região do bairro Monte Verde.
Desmatamento foi outro assunto abordado pelo Colégio. No Horto Florestal “Sérgio Ramalho Mata”, os alunos aprenderam sobre o cultivo de mudas feito pelo projeto “Sementes do Futuro”, onde adolescentes participam das atividades no período de contraturno e recebem uma bolsa de estudos da Saev Ambiental. Eles ainda fizeram plantios de mudas e visitaram reservas ambientais.
O gestor de Meio Ambiente, Geól. Gustavo Gallo Vilela, elogiou a iniciativa da escola. “Achamos o projeto extremamente rico, porque não se acaba numa atividade pontual sobre meio ambiente, tem uma continuidade que permite conhecer todo um processo. No caso dos resíduos, por exemplo, eles buscaram rastrear todo o ciclo que o lixo faz na cidade, assim como o tratamento da água e o plantio de uma árvore. Além disso, por ser um estudo multidisciplinar agrega maior conhecimento aos alunos. A Saev Ambiental valoriza muito este tipo de iniciativa que parte da comunidade”.
Xico Graziano
Francisco Graziano Neto, Xico Graziano, nasceu em Araras/SP. Engº Agrônomo (ESALQ/USP, 1974), Mestre em Economia Agrária (USP, 1977), Doutor em Administração (FGV/SP, 1989), foi professor da Unesp/Jaboticabal (1976-92). Presidiu a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (1972-73).
Ocupou vários cargos públicos, destacando-se os de Secretário Estadual do Meio Ambiente (2007-2010), Deputado Federal pelo PSDB/SP (1998-2006), Secretário Estadual de Agricultura (1996-98), Presidente do Incra (1995) e Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995).
Escritor, publicou oito livros: A Questão Agrária e a Ecologia (1982), A Tragédia da Terra (1992), O Real na Estrada (1995), Qual Reforma Agrária? (1996), O Paradoxo Agrário (1999), Juventude Consciente (2002), O Carma da Terra no Brasil (2004) e Almanaque do Campo (2010). Organizador do livro Renovar Idéias/ITV-PSDB (2006).
Conferencista, comentarista do Canal Terra Viva/TV Band, articulista do jornal O Estado de S. Paulo, consultor em organização, marketing de agronegócios e sustentabilidade. Sócio-diretor da OIA/Certificação socioambiental. Diretor executivo do site Observador Político/iFHC.