Os alunos do sétimo período de Fisioterapia, supervisionados pela docente Liliani Veronez, realizam a aplicabilidade do projeto na Prefeitura de Votuporanga dois dias da semana
Da Redação
A Prefeitura de Votuporanga implantou o serviço de fisioterapia preventiva, ergonomia e saúde ocupacional aos colaboradores que atuam no Paço Municipal, Secretaria da Cidade, de Desenvolvimento Urbano, Votuprev, Secretaria de Direitos Humanos e Fundo Social de Solidariedade. O serviço é prestado graças a parceria com o curso de Fisioterapia da Unifev e ao incentivo que o prefeito Junior Marão oferece para ações que melhorem a qualidade e as condições de trabalho aos servidores.
O grupo das Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), também conhecidas por Lesões por Esforços Repetitivos (LER), é a maior causa de atestados médicos para afastamentos de servidores municipais da Prefeitura de Votuporanga e a segunda maior causa de afastamento de trabalho no Brasil. Entre elas encontram-se tendinites, bursites, tenossinovite, lombalgias, cervicalgias, epicondilites, síndrome do túnel do carpo entre outras.
Os termos LER/DORT são usados para determinar as afecções que podem lesar tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias, ligamentos, de forma isolada ou associada, com ou sem degeneração dos tecidos, atingindo principalmente membros superiores, região escapular e pescoço. Decorrente de uma origem ocupacional, ela pode ser ocasionada de forma combinada ou não do uso repetido e forçado de grupos musculares e da manutenção de postura inadequada.
Portanto, o objetivo da ergonomia é investigar aspectos do trabalho que possam causar desconforto aos trabalhadores e propor modificações nas condições de trabalho para torná-las confortáveis e saudáveis. Sendo assim, os alunos do curso de Fisioterapia fazem um trabalho de conscientização dos servidores municipais com relação à postura adequada, lhes proporcionando o máximo de conforto e segurança no desenvolvimento das atividades.
Durante o projeto será desenvolvido ainda um Laudo Ergonômico correto que auxilia na identificação de situações inadequadas de trabalho, fatores de risco ocupacional e contribui na redução dos índices de doenças ocupacionais e afastamentos. Além disso, a ergonomia pretende gerar inúmeros benefícios aos colaboradores da Prefeitura como:
ü Aumento da circulação sanguínea em nível de estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões, e diminuição do acúmulo de ácido lático (substância que causa câimbra e dor muscular);
ü Melhora da mobilidade e flexibilidade do músculo - articular e amplitude de movimento;
ü Melhora da postura;
ü Diminuição da tensão muscular desnecessária;
ü Redução das lesões por esforço repetitivo;
ü Melhoria na coordenação motora, dinâmica e reflexos;
ü Término da jornada com menos cansaço;
ü Redução dos índices de acidentes de trabalho;
ü Melhoria no relacionamento interpessoal;
ü Aumento da produtividade com qualidade.
Os alunos do sétimo período de Fisioterapia, supervisionados pela docente Liliani Veronez, realizam a aplicabilidade do projeto na Prefeitura de Votuporanga dois dias da semana, terças e quintas-feiras, por um período de 2 horas diárias. Mais informações pelo telefone 3405-9700, ramal 9802.