O curso é um dos requisitos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) para a liberação de recursos visando à compra de equipamentos de combate a incêndios
A Defesa Civil Estadual (Cedec-SP) tem percorrido as 10 regiões administrativas do Estado que mais sofrem com o período de estiagem para oferecer oficinas preparatórias e formar brigadistas. Na região de Votuporanga, o treinamento foi oferecido em Rio Preto no último final de semana. Uma equipe de 10 pessoas representou a Saev Ambiental e a Prefeitura de Votuporanga.
O curso é um dos requisitos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) para a liberação de recursos visando à compra de equipamentos de combate a incêndios florestais. A autarquia deverá receber R$ 280 mil para a aquisição de um caminhão pipa e equipamentos vinculados ao Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, entre eles abafadores, bombas costais e pinga-fogo.
O Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – Fecop, entidade vinculada a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tem por finalidade financiar, apoiar e incentivar a prevenção e controle da poluição no Estado de São Paulo.
Curso
Com duração de dois dias, Oficinas da Operação Estiagem (OPOEs) da Defesa Civil Estadual (Cedec-SP) buscam a especialização dos integrantes das Comdecs (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil) e voluntários por meio de palestras sobre o Sistema de Proteção e Defesa Civil, Sistema Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Operação Corta Fogo e outros temas relacionados. O encontro é encerrado com atividades práticas e capacitação de brigadistas.
Em Votuporanga, receberam o certificado de Brigadistas os funcionários da Saev Ambiental Cláudio Gavioli Craveiro Nogueira, Fernando Henrique Gonçalves Ribeiro, José Donizete Evangelista, Laércio Sidnei Januário e Nelci Donizete Ramalho. E também o Secretário da Cidade, Marcos Vinícius Sanches, o arquiteto Marco Aurélio Davanço e os representantes da Secretaria da Cidade Josuel Domingues, Valdecir Gomes Lio e Thiago Francisco.
As OPOEs têm como objetivo preparar as 10 regiões administrativas do Estado mais afetadas com os problemas deste período seco, que coincide com o Inverno.
Inscrições e acesso ao calendário completo das oficinas no site da Defesa Civil estadual.
Condema
Nesta quarta-feira (12/6) foi realizada mais uma reunião periódica do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema). Na pauta foi anunciada a inclusão de duas novas instituições no grupo: a ONG Ambiente Em Foco (como instituição civil) e a Ordem Franciscana Secular (como instituição pública). Presidido pelo advogado Cláudio Cruz Gonçalves Júnior, representante da OAB, o Conselho conta ainda com membros de vários órgãos públicos e da sociedade civil, sendo Cetesb, Saev Ambiental, Prefeitura, Câmara, Airvo, Searvo, Sindicato Rural, Apta, Agência Ambiental Cetesb, Unifev, Associação Comercial, Casa da Agricultura, Associação dos Produtores Rurais da Microbacia do Marinheirinho e Clubes de Serviço.
Entre suas atribuições estão: gerir o Fundo Municipal de Meio Ambiente; colaborar para a implementação da política municipal do meio ambiente, inclusive para atividades de ação do município em relação à proteção e conservação do meio ambiente; propor normas legais, procedimentos e ações, visando à defesa, conservação, recuperação e melhoria de qualidade ambiental do município, observada a Legislação Federal, Estadual e Municipal pertinente; subsidiar o Ministério Público no exercício de suas competências para a proteção do meio ambiente; propor a celebração de convênios, contratos e acordos com entidades públicas e privadas; apresentar anualmente, proposta orçamentária ao órgão municipal ambiental, inerente o seu funcionamento.