Andressa Aoki
O médicio Luiz Kazuo Kashiwabuchi fez uma homenagem a sua família. Ele produziu um vídeo para contar toda a saga dos Kashiwabuchi em especial de seu pai: Kosako. Kosako é o nome do Hospital do Olho inaugurado em Votuporanga, na sexta-feira.
O vídeo contava uma lenda de um pescador que salvou uma tartaruga do mar. Em agradecimento, o réptil leva o homem para o fundo do mar e lhe entrega uma arca cravada de pérolas. Foram dias de festa, até que o pescador decide ir para sua casa. Quando chega na terra, ele percebe que se passaram anos e resolve abrir seu presente, que o fez envelhecer na hora.
Assim como na lenda, a família Kashiwabuchi também teve um amuleto da sorte. Era uma caixa de papel, que foi entregie a seo Kosako. A família veio para o Brasil em 1926, depois de um terremoto no Japão e trabalhou em fazendas em Araçatuba, Nova Granada, Tanabi, Pindorama, entre outras.
Diz Luiz Kazuo que depois que sei pai ganhou a caixa de papel com a recomendação de nunca abri-lo, a vida tomou outro rumo. A família teve uma área arrendada e depois começou a produzir batata e tomate.
Em 1951, a família muda para Votuporanga, na Vila Marin. “Votuporanga era uma cidade muito pequena, mas que acolheu com um abraço envolvente de poeira”, ressaltou o médico, no vídeo.
“Volto para Votuporanga com a vontade de festejar. Quando criança, brinquei de bola nesta cidade e me lembro de uma arueira que era utilizada como pique-esconde”, contou.