Congestionamento ocorre sempre na entrada/saída dos alunos, principalmente nas escolas Pieroni, Faustino e Clary
No CEM Pieroni, fiscalização é intensa na saída de alunos
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Muitas são as sugestões que os moradores de Votuporanga fazem para secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte. Por ser um departamento novo, eles querem dar sua opinião e utilizam as redes sociais para apresentarem suas ideias.
No grupo Reclame Votuporanga, um internauta sugeriu: “Gostaria de pedir para a secretaria de Trânsito, se possivel, colocar uma viatura da ‘guarda municipal’ na saida da escola Irma, às 17h20. Ali fica impossivel transitar. Vou buscar meu filho na escola, e existem alguns pais folgados que, ao invés de parar, estacionar, descer do carro para pegar seu filho, não. Param o carro no meio da rua, e fica gritando a tia ‘Verinha’, que fica lá no portão. Ela não tem obrigação nenhuma de ver e escutar com aquele barulho todo, e a gente não tem pode ficar com o carro parado, esperando a paciencia desses folgados”.
Em outra publicação, o intenauta também sugeriu atenção da Secretaria na zona Norte. “Que tal se vocês colocarem no periodo da manhã dois fiscais de trânsito no semáforo na avenida Emilio Arroyo, em frente ao Facchini? Ali é uma barbaridade de tantas infrações, tanto de motos quanto de carros. Tragam no minimo dois talões de multas cada um”.
Contato
A reportagem esteve na tarde de ontem em duas escolas. No CEM Narciso Pieroni, mães informaram que existe um grande fluxo de veículos e que todo dia a fiscalização de trãnsito está no local. Outra chegou a contar que apesar de serem multados, os pais estacionam os veículos na guia amrela, destinada à vans ou ônibus escolares. “Teve dia que as crianças rpecisaram pegar o ônibus no meio da rua, devido à esta infração”, disse.
No CEM Faustino Pedroso, os fiscais multaram ontem um caminhão que estacionou em uma faixa de pedestre. Devido à ação, foi necessário desviar o trajeto das crianças que rpecisavam atravessar a via.
Trabalhos
O secretário responsável pela pasta, Rolandinho Nogueira, informou que na medida do possível, sua equipe tem dado apoio na entrada/saída das escolas. A preocupação diária está em duas unidades de ensino: Faustino Pedroso e Dr. Narciso Pieroni.
Como as duas escolas estão localizadas em trechos de grande fluxo de veículo, respectivamente na avenida Wilson de Souza Foz e Itacolomi , há uma preocupação em manter os fiscais nestes dois pontos. Na escola Clary Brandão Bertoncini também existe o apoio dos fiscais.
Nas escolas particulares, a fiscalização só acontece em eventos especiais, quando a própria instituição aciona a equipe para dar suporte.
Rolandinho disse que apesar de existir este trabalho de fiscalização, as pessoas devem se conscientizar para não atrapalhar o fluxo de veículos. Sendo assim, o secretário aconselha que os responsáveis cheguem antes para buscar as crianças na escola, ocupando assim, um estacionamento próximo à entrada da escola.
Para melhorar o atendimento, Rolandinho falou que 13 agentes de trânsito estão pelas ruas, sendo que até o final do ano pode ser que este quadro seja ampliado; novos veículos em breve serão adquiridos. Em setembro está programada uma campanha sobre o trânsito, que pretende despertar em todos a necessidade de utilizar os veículos com consciência.