Para ajudar na conscientização, autarquia pretende espalhar pela pontos menores de entrega de recicláveis, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado
Ecotudo é referência para o Brasil na coleta de lixo doméstico
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
No Dia Mundial do Ambiente, celebrado hoje, Votuporanga tem se destacado com ações que visem a preservação. A cidade conta com duas unidades do ecotudo (zonas Norte e Sul), locais aptos a receberem qualquer tipo de lixo doméstico. Porém, com tanta divulgação sobre os benefíciuos que os pontos oferecem, ainda existem aqueles que jogam lixo pelas estradas e terrenos baldios. Este tema já foi mostrado por diversas vezes pelo jornal A Cidade.
Conscientização
O gestor de Meio Ambiente, Gustavo Gallo Vilela, disse que para isso, a estratégia de conscientização é, inicialmente, não alterar as características do projeto Ecotudo. “Ou seja, lembrar sempre à população através da mídia, redes sociais e campanhas, que cada um de nós é responsável pelos resíduos que gera. Portanto, deve agir corretamente com cada tipo de resíduo. Por exemplo, colocar o lixo comum em sacos adequados para a coleta, separar do lixo comum os materiais recicláveis e disponibilizar para a Coopervinte e também levar ao Ecotudo resíduos que não se encaixam nestas categorias”, disse.
Cidade Limpa
O projeto Cidade Limpa, da TV TEM, foi realizado durante alguns anos em Votuporanga. Entretanto, por enquanto, não há uma parceria prevista.
Uma outra ação da Saev acontece com a Secretaria Municipal de Saúde. “Orientados por eles, quinzenalmente fazemos um manejo ambiental em determinados bairros que consiste na coleta de limpeza de quintal”, destacou.
Sobre a intenção de se criar o Ecotudo em demais pontos da cidade, a autarquia destaca a hipótese, mas divulgou ao jornal A Cidade que se pretende espalhar pela cidade pontos menores de entrega de recicláveis, pilhas e baterias (já existem os Cata-Pilhas) e óleo de cozinha usado.