Nakabashi e Freitas estiveram no jornal A Cidade ontem, entregando manifesto da Searvo sobre revitalização da praça da Matriz
Karolline Bianconi
O jornal A Cidade recebeu na tarde de ontem a visita do presidente da Searvo (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga), Josneimar Freitas, e do membro Fernando Nakabashi. Eles trouxeram um documento elaborado pela associação, no qual mostra-se favoráveis em manter a praça da Matriz.
Freitas contou que o prefeito Junior Marão esteve na Searvo acompanhado de sua equipe, explicando como o projeto de remodelação e estacionamento subterrâneo seria feito.
Após a explanação, os membros também se reuniram e deram sua opinião sobre o assunto. Para Freitas, o que pesa mais é o valor histórico da praça para a sociedade.
Nakabashi também acrescenta que atualmente, nos grandes centros, está se pensando mais em retirar os veículos de circulação, para priorizar a passagem dos pedestres. “E isto já está acontecendo desde a entrega da nova rua Amazonas”, destacou.
Considerações
As considerações principais marcadas pela Searvo são: o valor histórico da praça, da Igreja e o seu entorno, significam para a memória de Votuporanga, além disso, sempre foi referência para a integração comercial e social. Com referência ao trânsito, a construção de estacionamento no centro da cidade vai gerar fluxo, criando conflito entre pedestres e carros, além de entrar em tumulto com a revitalização da Rua Amazonas. Para encerrar, a Searvo opina que a praça deve ser preservada, mantendo todas suas características originais.