Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A secretária municipal de Saúde, Fabiana Parma, esteve ontem na Câmara Municipal, às 15h30, para uma audiência pública de apresentação das atividades da pasta no segundo quadrimestre de 2013. Ela ressaltou que neste período, o município ofereceu 53.744 atendimentos médicos ambulatoriais.
Destes números, as unidades do Programa de Saúde da Família foram as que mais fizeram atendimentos, foram 24.347; seguidas pelas consultas de clínica geral, 14.147; depois vem ginecologia, 3.946; pedriatria, 3.775; psiquiatria, 1.621; obstetrícia, 1.419; puericultura, 1.328; urologia, 811; neurologia, 647; ortopedia, 610; endocrinologia, 591; infectologia, 191; dermatologia/ hanseníase, 141; puerpério, 83; e hematologia/ hepatite, 31.
Fabiana destacou que há 86 médicos na Atenção Básica do município, que atendem 87,2% da população, sendo que a meta Brasil de 2012 era de 62%, portanto, a cobertura do município é maior do que o estipulado pelo Ministério da Saúde.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) recebeu 6.685 nestes quatro meses, sendo 17 trotes. O vereador Jurandir Benedito da Silva (Jura) diz-se surpreso com a quantidade de trotes. “O certo era não ter, mas na proporção é insignificante”, destacou. Fabiana comentou que houve uma queda na quantidade de trotes, fato que deve-se muito à parceria com o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), que tem feito campanhas. “Percebíamos um aumento de trotes nas férias, mas, desta vez, percebemos que isto não aconteceu”.
No período que abrange os dados apresentados, houve 5.928 transportes para atendimento fora do município. De acordo com a secretária, nesta semana, a Saúde receberá um ônibus com acessibilidade para atender pacientes cadeirantes. Além disso, ela contou que para a nova licitação ao transporte para atendimento médico, será incluída a necessidade de que a empresa que for prestar o serviço oferece mais de uma viagem para São José do Rio Preto, para que pacientes não precisem ficar o dia todo na cidade esperando a volta do veículo.
O vereador Osmair Ferrari sugeriu que o município adquira ônibus para o transporte de pacientes, já que hoje o gasto mensal é de R$30 a 35 mil com a terceirização. Fabiana disse que estudará a possibilidade.