A partir de sexta-feira, boletos vencidos poderão ser quitados em qualquer instituição, afirma superintendente
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A partir de sexta-feira, dia 27, os consumidores de Votuporanga terão um benefício no pagamento de contas atrasadas de água e esgoto. Depois de várias reivindicações dos vereadores com relação à quitação dos boletos que só pode ser efetuada em uma agência bancária da cidade, a Saev Ambiental, responsável pelos serviços, mudou o sistema de pagamento.
Hoje, o boleto atrasado deve ser quitado somente no banco Santander. O cidadão também pode buscar uma nova conta de água na autarquia para pagar em qualquer lugar, uma vez que estará com uma nova data. “Recentemente, fizemos uma grande mudança no sistema de pagamento da conta, facilitando para os clientes, que podem pagar em dia em qualquer lugar do país e do exterior. Mas quando a gente implantou este sistema, teve este problema com contas atrasadas. Fomos pegos de surpresa quando começaram a vencer os boletos e não foram atingidos com o benefício. Não era nossa vontade”, ressaltou Oscar Guarizo, titular da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente, durante entrevista na Rádio Cidade.
Oscar contou que se reuniu com os vereadores para debater uma solução. “Neste encontro, eu assumi compromisso de resolver isso e agora o problema está sanado”, afirmou.
Com a mudança, o consumidor pode pagar em qualquer agência bancária do país, mesmo vencida. “A nossa conta é sistema Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e pode pagar em qualquer lugar e estendemos para conta após-vencimento”, destacou.
Outro benefício
A Saev Ambiental também implantou um outro benefício. Trata-se de novas datas de vencimento de contas, que podem ser escolhidas pelo cliente. “Criamos sistema alternativo de pagamento de conta. A partir de ontem, você pode ir na Saev e escolher a data de pagamento do boleto. Além do vencimento original que você tem, a gente implantou mais seis datas alternativas. Você pode escolher os dias 3, 8, 13, 18,23 ou 28. Você faz adequação de acordo com a sua renda”, ressaltou.
Antes, a cidade foi dividida em 18 áreas, com 18 vencimentos.
Declarações de Osmair
Oscar Guarizo também rebateu o discurso do vereador Osmair Ferrari. Osmair, na sessão da Câmara, disse que Oscar se considerava dono da Saev e de que ele estaria colocando regras na autarquia similares com a antiga Cesp. O vereador afirmou ainda que a empresa cortava a energia das casas com mães amamentando e pessoas doentes.
Guarizo respondeu que achou que Osmair Ferrari foi injusto com a Cesp. “Desde a época em que eu trabalhava lá (na Cesp) e deve ter até hoje com a Elektro, a firma tinha sistema de tolerância de corte de energia para pessoas idosas, doentes na casa. Não era cortado sem pensar. Claro que às vezes, o eletricista não perguntava, era a pessoa que tinha que se pronunciar. Não era tão rígido assim. A pessoa Oscar Guarizo chegou a pagar contas de luz de pessoas e de água quando a pessoa não tem condições e aquele momento não podia ficar sem energia”, concluiu.