Nove linhas são oferecidas em toda a cidade, diariamente, e encontro dos veículos acaba causando tumulto região central
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Congestionamento de ônibus. Isto é o que ocorre no terminal da circular, localizada na praça Dr. Fernando Costa, centro de Votuporanga.
A cada 20 ou até 40 minutos, os ônibus chegam de seus destinos e se encontram no local, trazendo milhares de passageiros para o comércio da cidade. Neste leva e traz, são nove ônibus que ficam “espremidos” no terminal.
A reportagem esteve ontem no local e conversou com o coordenador de filial da Itamarati, Rodrigo Luiz Oliveira. A empresa é a responsável pelo transporte público da cidade desde setembro do ano passado.
Rodrigo explicou que nove linhas que atendem toda a cidade, sendo Eldorado, Colinas, Noroeste, Assary, Pozzobon, Parque das Nações, Santa Amélia e Estação. Na opinião dele, o certo seria que o terminal recebesse dois ônibus para melhor atender os passageiros. Porém, com a chegada das demais circulares, ocorre o acúmulo. “É um entra e sai na mesma hora”, disse. Porém, também argumenta que o fluxo dos ônibus também serve para que os passageiros tenham opções para seguir trajeto.
Para Rodrigo, se a Prefeitura aumentasse o espaço do terminal melhoraria o acúmulo dos ônibus para atender toda a população.
Linhas atrasam 15 minutos
A reportagem conversou com usuários do transporte coletivo para saber deles como está sendo o atendimento ao público. Maria Alves, moradora do Pozzobon, usa a circular uma vez na semana. Ela contou que ontem a linha atrasou 15 minutos. “Eu deveria ter pegado a circular às 7h30, mas só embarquei às 7h45”.
A balconista Ester da Costa, 23, utiliza o serviço três vezes na semana e sempre atrasa. “Eu fiquei esperando 15 minutos”, disse.
Versão da Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber se existe algum projeto para ampliar o acesso das circulares no terminal. Em nota, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança informou que os “congestionamentos” são eventuais. Entretanto, será analisada a situação para ver quais são as possibilidades de mudanças, se houver necessidade.