Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, município está na quinta posição do ranking de São Paulo devido à quantidade de casos
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A epidemia de dengue em Votuporanga tem assustado moradores. Os casos estão aumentando rapidamente e colocando todos os órgãos públicos em alerta. Além disso, os levantamentos estaduais não são animadores.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Estadual, Votuporanga ocupa a quinta colocação no Estado de São Paulo com relação aos casos absolutos. Um número que precisa ser combatido também com a ajuda e conscientização da população.
Atualmente, são 1.715 suspeitos com a doença e uma morte. Para evitar novas vítimas, a Secretaria de Saúde intensifica o combate ao mosquito transmissor.
Segunda epidemia
Este é o segundo ano consecutivo que Votuporanga passa por uma epidemia de dengue. Em 2013, 1.454 pessoas foram picadas pelo mosquito Aedes aegypti. A última morte havia sido registrada em 2011. Agentes da Vigilância Epidemiológica fazem o trabalho casa a casa e entre as ações realizam a pulverização para eliminar os focos. “São feitas várias ações, como a pulverização, a visita de casa a casa e orientar os moradores, então tem várias ações para combater a doença”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica de Votuporanga, Nayara Nasso.