Os fiéis da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz) prestigiaram na manhã de domingo (13) a missa do padre Nino Carta. O sacerdote italiano esteve à frente da paróquia entre os anos de 1983 e 1991, sendo o primeiro pároco após a saída dos freis capuchinhos. Atualmente, ele é pároco da Paróquia Santa Anastácia, na cidade italiana de Budusò, na Ilha de Sardenha.
Antes da missa, padre Nino Carta falou com o jornal A Cidade sobre vários assuntos. Em primeiro, ressaltou seu amor por Votuporanga, dizendo que a Matriz é a paróquia mais linda que teve em toda sua vida de sacerdócio. “Foram anos aqui, de experiências lindas. Quando estou na cidade, volto a sentir a brisa suave, expressão que está no nome de Votuporanga”, destacou.
Como domingo foi a final da Copa do Mundo, onde quem levou título foi a Alemanha, o padre também deu seu palpite, acreditando no time alemão devido ao empenho em campo. “Eu já joguei bola durante muito tempo, é algo saudável. Porém, o futebol é a coisa mais importante das menos importantes”, disse.
Questionado como era sua relação com o papa Francisco, Nino contou que já esteve diversas vezes com a autoridade máxima da Igreja Católica. “Ele é muito acessível, simples. Creio que o papa não tem um país natal, ele simplesmente é universal. É carismático e muito companheiro”.
Votuporanga ainda espera para ter uma Diocese e os documentos já estão todos em Roma, no Vaticano. Nino disse que não tinha informações de como atualmente está o processo, mas torce para que a cidade seja contemplada o mais breve possível.
O padre Gilmar Margotto, titular da Matriz, estava contente por receber o sacerdote. “Ele é um ponto de referência, tanto pessoal quanto em vida missionária. Quando eu era jovem na igreja, Nino fazia um trabalho pastoral e cativava muito os jovens a encontrarem sua vocação. Temos um grande carinho e sempre que dá certo, o convidamos para estar em Votuporanga”, disse.
Na missa de domingo, o sermão pregado por padre Nino foi sobre a parábola do semeador, que pode ser lida na Bíblia em Mateus: 13 e Marcos: 4. A reportagem gravou o sermão, que pode ser assistido no Facebook/Jornal A Cidade. Além disso, depois da missa, o padre Nino deixou uma mensagem para os leitores. As fotos da missa e dos fiéis com o padre já estão também na rede social do jornal.