Atualmente, eles trabalham 8 horas por dia, sendo 40 horas por semana em sala de aula
Os educadores infantis da rede municipal de Votuporanga programam uma passeata no próximo dia 11, a partir das 9h.
Na noite de sexta-feira, 70 educadores infantis se reuniram na Câmara Municipal, em uma assembleia, para reivindicar da Prefeitura redução do tempo de trabalho em sala de aula e contratação de substitutas. Estiveram presentes ainda os vereadores Jurandir Benedito da Silva, o Jura, e Douglas Lisboa.
Os educadores já haviam tido uma reunião com o prefeito Junior Marão na semana passada. Os profissionais atuam com crianças de zero a cinco anos nos Cemeis (Centro Municipal de Educação Infantil).
Interesses
Atualmente, eles trabalham 8 horas por dia, sendo 40 horas por semana em sala de aula. De acordo com a comissão de educadores, o pedido é que esta jornada seja reduzida para seis horas por dia (30 por semana) com as crianças e que as outras 10 horas sejam dedicadas para planejamento, estudo e trabalho pedagógico.
Na reunião de sexta-feira, foi passado aos educadores a seguinte proposta: 35h semanais, mais 2h de trabalho pedagógico e 3h de atividade livre. “Nós não aceitamos e iremos insistir”, disse uma das educadoras infantis, que pediu para não ser identificada.
Ela explicou ainda que, de acordo com o Ministério da Educação, o ideal é que 2/3 do tempo do educador infantil sejam para cuidar as crianças e o restante para estudo.
Além disso, os trabalhadores pedem ainda a contratação de substitutas para atuar na ausência de uma das profissionais. (KB)