Com projeto de 600 já encaminhado, Votuporanga pode conquistar 1.500 unidades habitacionais em programa federal
Seba disse que maior programa habitacional da cidade foi executado por Junior Marão nesses seis anos de mandato
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga já tem aprovado e em análise pelo Governo Federal um projeto para a construção de 600 casas, agora, a intenção é solicitar mais 900 unidades. De acordo com Jorge Seba, secretário de Desenvolvimento Urbano de Votuporanga, assim que for anunciado o Minha Casa, Minha Vida III, o município vai pleitear as 900.
As 600 casas serão construídas próximo ao córrego Boa Vista, atrás do Frango Rico, no loteamento Belo Horizonte, as outras 900 estão planejadas para a mesma área. “O projeto das 600 está em fase final, em avaliação pela Caixa Econômica Federal. “Assim que foi anunciado o Minha Casa, Minha Vida III, iremos anunciar o investimento. O prefeito Junior Marão esteve com o ministro das Cidades, que disse que entre março e abril lança esse programa”, disse Jorge Seba.
Seba explicou ainda que a Prefeitura tem estudado os investimentos que devem ser feitos no loteamento Belo Horizonte para deixar o local em boas condições para receber as casas. Além disso, o município tenta viabilizar a construção de mais 120 unidades do programa de desfavelamento. A intenção de Junior Marão é acabar com as favelas da cidade ainda em sua gestão. “O município recebeu uma área da União e pretende construir perto do Ipiranga para moradores do Esmeralda. A documentação deve ser preparada ainda esse ano. Já as casas do São Cosme, que estão em construção, devem ficar prontas nesse ano”, explicou Seba.
O secretário disse ainda que nos seis anos de administração do prefeito Junior Marão, foi feito o maior programa habitacional do município. “Temos ainda dois anos para perseguir e conseguir aumentar essa meta e vamos deixar para cidade uma situação melhor. Mesmo assim, a gente entende que, mesmo com tudo o que vamos fazer, a cidade precisa de mais moradias”.
Em entrevista à Rádio Cidade, Jorge Seba falou ainda do funcionamento de sua Secretaria. Ele destacou que tudo o que diz respeito à área urbana da cidade, em suma, e também algumas questões da área rural, passam pela pasta de Desenvolvimento Urbano.
“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano trata especificamente do planejamento urbano do município. Nós temos, como todos sabem, um plano diretor que diz respeito a toda ocupação física e territorial do município. Tudo o que se refere a habitações, indústria, comércio, diretrizes viárias, avenidas, ruas, infraestrutura está entre nossas atribuições. A aprovação de projetos particulares, comercias, residenciais e a regulamentação deles também”, contou Seba.
No primeiro mandado do prefeito Junior Marão, a área de trânsito fazia parte desta pasta. “Era um departamento, que o prefeito desmembrou, pela quantidade de serviço, e virou uma Secretaria”, disse Seba.