Passeata está marcada para às 9h, na Concha Acústica; organizadores esperam de 600 a 700 pessoas para a marcha
Concentração dos manifestantes será na Concha Acústica, a partir das 9h
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Hoje é um dia muito esperado por milhões de brasileiros que se organizaram para realizar manifestos contra o atual cenário político. Votuporanga também está nesta lista de cidades que vão sair às ruas para manifestar.
Uma passeata está marcada para às 9h, na Concha Acústica. Às 9h30 os integrantes vão sair rumo à praça São Bento com faixas, cartazes e carro de som. Um dos organizadores do evento, o bancário Rafael Souza, de 30 anos contou por que decidiu incentivar o manifesto no município. “Diante da ideia que surgiu principalmente nas capitais, resolvi colocar Votuporanga neste ato, pois é um descontentamento do Brasil inteiro. Escolhi um local, fiz uma rota e protocolei ofício pedindo apoio da Polícia Militar para que tudo seja de forma organizada”, disse.
Ele também contou que depois que Votuporanga aderiu ao movimento, outras cidades da região como Fernandópolis e Jales também resolveram participar. “Só estou fazendo valer a vontade da maioria das pessoas. Não são só os 49% que não votaram na Dilma que estão insatisfeitos”, falou.
Apesar de 2,3 mil pessoas terem confirmado presença no evento criado pelo Facebook, Rafael espera em média 700 manifestantes. “Não tem como mensurar, pois muitas pessoas de outras cidades também confirmaram presença. Mas acredito que muita gente da cidade vai participar sim”.
O jovem também falou que acredita em um provável impeachment da presidente Dilma. “Já há pareceres jurídicos sobre o tema. O Bolsonaro também já protocolou um pedido e juristas dizem ser plausível e acatável a denúncia”, disse.
Opinião
O prefeito Junior Marão apoia a iniciativa e disse que espera que a presidente Dilma ouça com atenção os pedidos da população. “Acho que todos estão no direito de se manifestarem, isso é democracia. Todos querem um governo mais ético e mais preocupado com os anseios da comunidade”, contou.
Marão disse que estará em São Paulo para a posse dos deputados estaduais neste domingo. “Eu até queria dar um pulinho lá na paulista para ver a manifestação, mas a posse foi adiantada, justamente para não coincidir com as passeatas. Sei que aqui em Votuporanga também vai acontecer e não é só aqui, é no Brasil todo, mas principalmente em São Paulo”.
O prefeito também acredita em mudanças nas atitudes do governo após as passeatas “Se tiver uma grande quantidade de pessoas nas ruas, acho que algo pode acontecer. Um impeachment não é muito provável que aconteça, mas o Brasil vai ser passado à limpo depois de tudo isso”.