Pediatras orientam e alertam sobre os perigos mais comuns no período que os pequenos ficam mais tempo em casa
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Casas de pais e avós nas férias escolares das crianças ficam, quase sempre, bem movimentadas. Porém, não é porque estão sob os olhos zelosos no ‘lar doce lar’ que estarão imunes a qualquer tipo de perigo. De acordo a pediatra da Santa Casa de Votuporanga, dra. Carla Sidiley Roveri da Silva, acidentes domésticos durante o período do recesso escolar costumam aumentar consideravelmente, mas os cuidados precisam ser constantes.
“Queimaduras, quedas e afogamentos são as causas mais comuns de acidentes. Mas com alguns cuidados simples é possível evitar danos e curtir as férias com diversão ao lado das crianças”, contou a pediatra.
A residente em pediatria da Santa Casa de Votuporanga, Talita Bachega, também ressalta que, dentro de casa, há alguns perigos que passam despercebidos pelos adultos, mas que podem ser letais para as crianças. “A recomendação é ter cuidado especial com janelas abertas nos meses de calor, as tomadas, fogões, ferramentas, aparelhos elétricos, produtos de limpeza que ficam ao fácil alcance, entre outros que possam implicar em um risco para os pequenos”, contou.
Além dos cuidados necessários dentro de casa, a médica conta que é preciso também ensinar os filhos para que eles mesmos evitem os pequenos acidentes. “Esse ensinamento é mais importante ainda quando os pais precisam trabalhar e deixam os filhos sozinhos em casa durante ou dia ou até mesmo poucas horas”, explicou.
Os cuidados são os mesmo para as crianças que gostam de praticar esportes, a médica conta que é preciso usar os acessórios de segurança adequados para cada tipo de esporte. “Em piscinas é importante estar devidamente equipado com boias e, principalmente, com filtro solar. É preciso também tomar cuidado com lugares de risco, ruas e ambientes que sejam propícios a algum acidente, a dica é, além de muita orientação, ficar sempre de olho nas crianças”, finalizou.