Aline Ruiz
Na próxima sexta-feira o secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, se despede após três anos à frente da pasta e retorna para sua cadeira no Legislativo. Na tarde de ontem, durante audiência pública na Câmara Municipal, ele apresentou um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2015. Além disso, Emerson revelou que espera que o seu sucessor dê continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela secretaria e não descarta a possibilidade de voltar a ser o responsável pela pasta.
“Espero muita humildade do novo secretário que estará ocupando o meu lugar, porque nessa secretaria não é apenas sentar na cadeira e fica na sala com ar-condicionado ligado, é preciso fazer acontecer, porque a falta de recursos é uma realidade, mas isso não me impediu de ir atrás e conquistar os direitos da população”, disse Emerson.
O secretário destacou que na secretaria o trabalho é totalmente humanizado e, com a sua saída, muitas pessoas estão preocupadas. “As pessoas se sentem apreensivas por não saberem ainda quem será o meu sucessor e se ele continuará fazendo o que eu fazia dentro da pasta. Mas eu garanti a toda a população que mesmo longe estarei cobrando e fazendo o trabalho que sempre fiz dentro da Casa de Leis”, comentou.
Sobre os atendimentos, foi registrado um aumento de 233 casos de 2014 para o ano passado. “Em 2015 foram 3.189 pessoas que nos procuraram. Isso demonstra o quanto essa secretaria é importante para as pessoas da cidade. Eu destaco o sistema prisional, onde temos na cidade 348 famílias que possuem parentes presos. As pessoas nos procuram para fazer uma reaproximação com o parente, ou trazer o familiar para um presídio mais próximo da cidade, entre outros, onde nossa função é ajudar sempre”, disse.
A solicitação de empregos foi outro atendimento destacado pelo secretário. “Dentro da secretaria passam cerca de 20 pessoas por dia solicitando a elaboração de currículos, lá nós também desenvolvemos esse serviço, fazemos 20 cópias do documento e ainda entregamos para as empresas do município, é uma forma de ajudar as pessoas a entrarem no mercado de trabalho”, falou.
Para finalizar, o secretário agradeceu emocionado a toda a sua equipe da secretaria. “Eu vou embora, mas vocês continuam, e eu sei que sem a ajuda e o comprometimento de cada um, nada seria possível, obrigado”, encerrou.