Aline Ruiz
Os moradores da Vila Carvalho estão em situação precária, o que piorou ainda mais após as recentes chuvas que caíram em Votuporanga. A Prefeitura já tem posse da área, mas ainda falta a atualização das divisas para concluir o trabalho com a entrega das escrituras aos moradores. Depois que tudo estiver pronto, o Poder Executivo irá executar no local um projeto de urbanização, que prevê infraestrutura completa.
Mas enquanto isso não acontece, quem sofre são as pessoas que vivem por lá. De acordo com Fernanda Soares Veronezi, moradora no local há 21 anos, é raro ver a Prefeitura realizando serviços pelas áreas. “Acho que é um descaso muito grande com a gente que mora aqui, a situação piora muito quando chove, ainda mais essa chuva que caiu todos esses dias. É difícil ver alguém da Prefeitura aqui fazendo algo. As ruas precisam ser asfaltadas, mas nada pode ser feito até que as documentações sejam legalizadas, o que está quase virando lenda por sinal”, disse.
Além do asfalto, o esgoto também não pode ser usado pelos moradores. “Os esgotos estão prontos há três anos e não temos a liberação para usar. Eu não uso e ainda tenho prejuízo, porque após a instalação minha casa já foi inundada três vezes, é muita chuva, o esgoto não aguenta e a água vai tudo para a minha casa, já é o terceiro ano e continuamos aqui sem solução”, desabafou Cristina Rosa Nascimento Penquis.
Em nota, a Prefeitura informou que a equipe da Defesa Civil já esteve no local e que a limpeza da vila é feita pela Administração Municipal. E ainda ressaltou que a ponte da estrada Boiadeira continua interditada, com problemas de estrutura.
A Administração Municipal adquiriu a área da Vila Carvalho que era de propriedade da Igreja Católica e ofereceu o valor de R$118 mil como uma desapropriação amigável. A igreja, representada pelo padre Márcio Tadeu, devolveu o recurso para que seja utilizado em melhorias à população do local. A Prefeitura fará a reforma do Espaço Saúde em prol de melhorar atendimento, mas somente depois que estiver a área estiver legalizada.