Em entrevista, Rogério Rocha Matarucco aponta investimentos da instituição; também lamenta redução de vagas no Fies
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotpuoranga.com.br
A Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) inicia agora um novo ciclo com a gestão do diretor-presidente Celso Luiz Alves do Santos. O professor doutor Rogério Rocha Matarucco continua à frente da reitoria da instituição. Em entrevista exclusiva ao jornal A Cidade, Matarucco destacou o que a Unifev tem feito para não ser atingida pela crise econômica que atinge o país. Com 50 anos de história, a Unifev aposta no reconhecimento regional e até nacional de seu trabalho para manter seus alunos e seu crescimento.
“A instituição já acompanhou várias crises, mas confia muito na qualidade da educação que oferece há vários anos. Não podemos deixar de nos preocupar com a situação nacional, se o nosso aluno trabalha no comércio ou na indústria e é demitido, é claro que seremos atingidos, mas estamos bastante confiantes”, disse o reitor.
O que mais preocupa Matarucco são os cortes feitos pelo Governo Federal com relação ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que proporciona que aluno pague até 100% das mensalidades após concluir a graduação. Hoje, a Unifev tem 1.300 alunos matriculados que usam o financiamento.
“Até 2014, o Fies atendia de forma excelente, mas as decisões com relação ao financiamento cabem ao Governo Federal. A Unifev, assim como todas as outras instituições de ensino, sentiu a queda de oferta de vagas pelo Fies no ano passado. Continuamos oferecendo o programa, mas não sabemos quantos estudantes serão atendidos pelo Governo Federal em 2016”, falou Matarucco.
A Unifev oferece ainda o Pibid e o Parfor, que são programas de incentivo aos alunos de licenciatura.
O reitor destacou que os novos cursos do Centro Universitário, Design de Moda, Engenharia Mecânica e Medicina Veterinária, estão com boa procura. No dia 24 de fevereiro acontece o último vestibular para 2016, depois os candidatos podem fazer provas agendadas para as aulas que começam em 1° de fevereiro.
A instituição tem também investido em pós-graduação. “De 2012 para 2013, retomamos a nossa pós-graduação. Começamos com nossos programas e a Fundação Getúlio Vargas enxergou a competência da Unifev e começou a oferecer seus produtos. Temos também parceria com a Unilins, que tem uma pós-graduação forte, e tivemos ainda com a Ufscar. É muito importante estar ligada a essas instituições”, comentou o reitor.
Para selecionar os cursos de pós-graduação que serão oferecidos, o Centro Universitário avalia a demanda e as sugestões de coordenadores de cursos, professores e egressos. A instituição ainda não tem em seus planos o oferecimento de mestrado e doutorado.
Com a Prefeitura de Votuporanga, a Unifev tem uma parceria para o funcionamento de uma unidade de saúde em seu câmpus no Centro da cidade. Neste espaço, os médicos e funcionários do município oferecem o atendimento à população e os alunos dos cursos da área da saúde do Centro Universitário utilizam o espaço como campo de estádio.
“A Unifev tem tradição em cursos na área da saúde. Em 2012, veio a Medicina para aumentar essa importância. Depois, surgiu a proposta da diretoria de trazer esta unidade de saúde para dentro da instituição, fizemos a parceira com a Prefeitura, que reformou e colocou em funcionamento o local. Todos ganham com isso”, comentou o reitor.