Vereadores Claudionor Chichetto e Rafael Nixon se desentenderam durante a sessão da última segunda-feira
Fábio Ferreira
Durante a sessão da Câmara Municipal de Valentim Gentil, na última segunda-feira, o clima esquentou entre os vereadores Rafael Nixon, do PSDB, e o pastor Claudionor Chichetto, do PR. Enquanto Rafael Nixon fazia uso da tribuna para comentar sobre a situação do asfalto nas vias da cidade, o secretário da mesa diretora Claudionor Chichetto, após ter sido chamada sua atenção, dirigiu-se em direção a Nixon e lhe desferiu um pontapé seguido de um empurrão.
Após a discussão, a sessão chegou a ser interrompida por alguns minutos e depois retornou normalmente. Terminado os trabalhos na Casa de Leis, Rafael Nixon se encaminhou até um hospital do município para retirar um laudo que comprovasse a agressão. O vereador do PSDB contou que agora pretende abrir um boletim de ocorrência contra Claudionor e encaminhar a mesa diretora um pedido de quebra de decoro parlamentar por parte do vereador do PR.
“Faz tempo que venho sendo ameaçado, não tem sido fácil defender a nossa população na Câmara Municipal, mas sigo firme em lutar pelo nosso povo. Hoje a democracia saiu perdendo, o vereador pastor Claudionor me deu um chute na perna, esse comportamento é lamentável e triste. Mas já passei pelo médico e estou tomando os remédios, peço orações da população para que eu me recupere logo. Fiquem com Deus”, escreveu Rafael Nixon em sua página no Facebook ontem à noite.
A respeito do episódio, o presidente do Legislativo de Valentim Gentil, Antônio Donizette Maranini, declarou estar desapontado e reiterou que os esforços dos vereadores devem estar voltados em prol do município. Maranini registrou ainda que Rafael Nixon e Claudionor vem se desentendendo há um bom tempo. “O Chichetto era da oposição e depois passou para a base, e isso causou uma revolta no Nixon que é da oposição. Infelizmente isto ocasionou em uma briga pessoal constante entre os vereadores”.
Quanto ao provável pedido de Nixon quanto a quebra de decoro parlamentar contra Claudionor, o presidente da Casa afirmou que a mesa diretora vai analisar com muito cuidado o caso para não prejudicar nenhum dos vereadores, já que, segundo ele, agressões verbais sempre existiram. “Espero que o episódio sirva de exemplo para toda nossa região porque a política está indo para um lado muito negativo. Temos presenciado políticos em estado de decomposição, este não é um caso isolado apenas de Valentim Gentil”, concluiu.
Claudionor Chichetto
Em contato com nossa reportagem, o vereador do PR, ex-presidente do Legislativo de Valentim no biênio 2013/2014 e atual secretário, assumiu estar arrependido pela agressão, mas apontou que Rafael Nixon também errou ao provocá-lo. “Meu erro foi acarretado pelo erro dele. Toda ação gera uma reação, e o Rafael vem me provocando faz tempo, ele queria que isso acontecesse”.
Chichetto, que é pastor evangélico, também alegou que Nixon está usando o episódio para questionar seu comportamento como líder religioso. “Ele agora faz questão de frisar que sou pastor. Me provocou durante todo o tempo e pensou que eu não fosse fazer nada, que ficaria como corderinho diante de tudo. A verdade é que ele é um oportunista desde a época que foi vereador mirim”.
Sobre o provável pedido de Nixon para quebra de decoro parlamentar, Claudionor afirmou que caso seja penalizado vai respeitar a decisão da mesa diretora, mas também denunciará o vereador do PSDB por descumprimento do regimento interno ao fazer uso da palavra em momento indevido. O vídeo da agressão pode ser visto na página do Facebook do jornal A Cidade.