Homem de 46 anos está internato em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Votuporanga
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Saúde de Votuporanga confirmou um caso de meningite bacteriana no município. Trata-se de um homem de 46 anos que está internado em estado grave na UTI - Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Votuporanga. Neste ano, a Vigilância Epidemiológica do município registrou dois casos suspeitos de meningite, dentre eles, este que é positivo.
No ano passado, foram 13 notificações da doença, sendo cinco considerados positivos. Não houve nenhum óbito até o momento.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a meningite pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica mais séria.
Se o paciente possuir os sintomas da doença, a recomendação da Vigilância é de procurar um médico imediatamente. Na suspeita, medidas de controle serão tomadas pelo órgão. Dependendo da forma da meningite (bacteriana) é feito um bloqueio medicamentoso pela Vigilância.
Transmissão
A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de uma pessoa saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos resistentes, são elas as mais vulneráveis. Idosos também fazem parte do grupo de maior registro da doença.
Prevenção
Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica do município, existe vacina contra a meningite que, de acordo com o calendário vacinal, é disponibilizada às crianças a partir de três meses até 4 anos.
Além da vacina, é importante evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas e ambientes abafados, essas são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém esteja com a doença, são também medidas importantes.