De acordo com a pasta, o caso foi apenas notificado e ainda não foi considerado positivo pelas autoridades locais.
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Saúde de Votuporanga está investigando um caso de leishmaniose em ser humano no município. De acordo com a pasta, o caso foi apenas notificado e ainda não foi considerado positivo pelas autoridades locais.
Em cães a situação é diferente. Já foram notificados 127 animais, sendo que desses, 13 tiveram a doença considerada positiva.
A Secretaria de Saúde informou que ainda não foi programada nenhuma ação específica no combate à leishmaniose para este ano. No entanto, o trabalho de orientação é realizado continuamente pelos agentes de endemias do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), bem como palestras em escolas, igrejas, instituições e clubes de serviços.
Ano passado
Em 2015, foram notificados 10 casos de leishmaniose em humanos e seis deles foram positivos, porém não houve óbito no município. Nos animais foram contatados 100 casos positivos, onde 87 foram eutanasiados.
Prevenção
As medidas de prevenção adotadas pelo município vão continuar as mesmas. “Treinamento e orientações aos médicos, veterinários, agentes de saúde e enfermeiros; realização permanente de exames gratuitos para diagnósticos da doença; visitas de enfermeiros nas casas, após diagnóstico positivo de exames em cão para orientação de toda família e diagnóstico do ambiente realizado por equipes da Vigilância Ambiental; eutanásia de cães positivos; e programa de castração gratuita de animais entre outros”, explicou a Secretaria de Saúde.