Categoria aguarda proposta da Prefeitura até o dia 29, não havendo acordo, nova ação deve ser realizada pelos profissionais
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Os motoristas de ambulância da Prefeitura de Votuporanga realizam nos dias 18 e 19 deste mês a Operação Padrão, que consistiu em não trabalhar em horário extra. Segundo a categoria, o momento foi de união dos profissionais. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Inácio de Oliveira, apontou que “os motoristas foram intimidados, ameaçados com Sindicância, mas se mantiveram unidos no movimento e na paralisação”.
A ação foi coordenada pela Comissão de Motorista de Ambulâncias da Prefeitura de Votuporanga, juntamente com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
De acordo com o setor jurídico da categoria, na quarta-feira, a Secretaria da Saúde tentou uma negociação, mas, como não havia propostas concretas, em Assembleia com quase 100 % dos votos, foi decidido pela manutenção da operação ao mesmo tempo em que foi aberto outro prazo para negociação.
O sindicato informou ainda que na quinta-feira o Executivo, a Secretaria da Saúde e a chefia direta dos motoristas foram informados que a categoria aguardará até o dia 29 uma proposta em relação às reivindicações apresentadas e, não havendo acordo, a partir desta data, volta a Operação Padrão, não estando descartado uma paralisação total.
Está previamente agendado, na sede do Sindicato dos Servidores, no próximo dia 26, uma reunião entre a comissão, sindicato e Prefeitura.
Prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde informou ao jornal A Cidade que recebeu, no dia 21 de janeiro de 2016, cópia do ofício 001/2016 do Sindicato dos Servidores Públicos de Votuporanga enviada à Prefeitura com algumas reivindicações dos servidores públicos municipais que exercem a função de motoristas de ambulância.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, estas reivindicações envolvem questões jurídicas e de Gestão Administrativa da Prefeitura, para tanto, uma reunião foi realizada no dia 29 de janeiro, entre o prefeito e os secretários das pastas envolvidas para esclarecimentos quanto à legalidade das reivindicações da categoria.
Todas as solicitações estão sendo analisadas jurídica e legalmente, sendo que já estão sendo elaboradas novas regras para que as despesas de viagens se tornem diárias.
No dia 15 de fevereiro de 2016, a Secretaria de Saúde recebeu cópia do ofício 005/2016 do Sindicato dos Servidores Públicos de Votuporanga, informando que nos dias 18 e 19 de fevereiro, seria realizada “Operação Padrão” como forma de protesto e alerta, com os motoristas exercendo as suas atividades, com a mesma dedicação e presteza, mas exclusivamente dentro da jornada oficial de trabalho, não realizando horas-extras e também não iniciando jornadas em horários anteriores ao do plantão.
Mediante o exposto, a Secretaria Municipal de Saúde assumiu a demandas extraordinárias do Serviço de Transporte em Saúde nos dias 18 e 19 de fevereiro, para que os motoristas exercessem suas atividades exclusivamente dentro da jornada oficial de trabalho.
Em conversa informal com o presidente do Sindicato, no dia 18 de fevereiro, na Secretaria de Gestão Administrativa, ficou definida uma reunião entre as pastas envolvidas com os representantes da categoria e o Sindicato no próximo dia 26 para que seja apresentada a proposta elaborada pela Prefeitura para atender às reivindicações da categoria, dentre elas a de transformar as despesas de viagens em diárias, já indicada pela Câmara Municipal de Vereadores.