Para determinar a situação, são levados em conta casos desde julho de 2015; até o momento, são 284 confirmações
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde decretou situação de epidemia de dengue na cidade ontem. O decreto ocorreu após o município notificar 284 casos da doença no ano dengue, que vai de julho de 2015 a junho de 2016.
A epidemia é decretada quando há 300 casos a cada 100 mil habitantes no ano dengue. Como a cidade tem um pouco mais de 90 mil habitantes, a quantidade de pessoas doentes desde julho de 2015 já comprova a situação de epidemia.
A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas procurem as unidades de saúde mais próxima assim que apresentarem sintomas como dores no corpo e febre.
Combate
Por causa da situação, o município está realizando uma série de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Uma dessas ações são os mutirões de limpeza em todos os bairros do município, das 9h às 13h. Os próximos mutirões estão agendados para acontecer nos dias 27 e 28 de fevereiro e 19 e 20 de março.
Estão sendo recolhidos somente pequenos recipientes que possam acumular água, servindo como criadouro do Aedes Aegypti, a única forma de combate à dengue, zika vírus e febre do chikungunya. Os criadouros de tamanho maior terão de ser encaminhados pelo próprio morador ao Ecotudo.
Para atender todo o município neste mutirão, aproximadamente 200 pessoas estarão envolvidas, dentre elas agentes de endemias, agentes de trânsito, demais funcionários da Prefeitura e dois voluntários.
Zika vírus
Desde 2015, foram quatro casos suspeitos de Zika vírus. Portanto, até o momento não há nenhuma confirmação de caso positivo no município. A Secretaria, no entanto, ressalta que é importante que a população continue empenhada para eliminar os criadouros e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e do zika vírus.