Um administração para o povo
O primeiro mandato de João começou no Regime Militar. Em um aniversário da cidade, foi entregue um Título de Cidadão Votuporanguense para o então governador Paulo Egídio Martins. No primeiro governo, foi bastante difícil administrar o município, já que na época não havia o apoio do governo, principalmente do Federal. “Nós pegamos a Prefeitura em uma situação difícil, tanto financeira como de maquinário e fisicamente, então procuramos trabalhar com vontade. Montamos uma equipe forte de trabalho nas áreas políticas e administrativas”.
Sua administração era voltada para o povo, porque o objetivo sempre foi atender os anseios da população. Ele buscava saber o que o povo queria, as necessidades das pessoas, já que muitas vezes a população não quer uma obra faraônica, mas sim água, asfalto, mais saúde, uma creche.
Festas populares: exposição e carnaval
Na época, o prefeito realizava a exposição, que era gratuita e contava com grande presença da população, além das visitas do governador, secretários e deputados. Em certa vez, João transferiu o seu gabinete da Prefeitura para o local da exposição, que era para atender diretamente a população local. “Você se identificava com as pessoas, porque no recinto você conversava com um, batia um papo com outro, trocava uma ideia com outro; gente do povo. É isso que precisa ser feito pelos administradores. Eles não podem esquecer que devem atender as reivindicações do Povo”. Outra festa marcante era o Carnaval de rua, que tinha uma grande participação do povo. A festa era importante para alegrar a cidade e fazer a integração entre a população e prefeitos, vereadores, deputados, entre outros políticos. Em sua administração também foi criada Associação dos Bairros da Cidade, em que o presidente levava até o prefeito as reivindicações de cada bairro. “Não adiantava fazer uma creche se não era uma creche que o povo queria, mas queria uma escola, então você tinha que saber o que o povo daquela região queria, assim poderíamos fazer justamente o necessário”.
Esta erosão virou avenida ampla e iluminada
Além de focar a população, o governo João Nucci se preocupou bastante com a infraestrutura da cidade. Ele combateu fortemente os problemas de erosão, que provocavam caos nos períodos de chuva.
Uma obra marcante do seu governo foi terminar com erosão que existia no local que hoje é a avenida Antônio Augusto Paes (avenida do Lanchopão). “A erosão era imensa. Esses serviços naquela época eram importantes, porque quando chovia, a cidade virava um caos”. Outro trabalho desse tipo foi realizado na Vila América, local que sofreu bastante no período das chuvas. O rebaixamento da rodovia também marcou a administração Nucci. Ele ligou a avenida Brasil e criou a avenida Emílio Arroio Hernandes. Entre as conquistas está a instalação de um supermercado do Sesi para vender produtos a um preço mais baixo para os trabalhadores. No início, o prefeito enfrentou críticas de comerciantes, porém depois eles perceberam que as compras eram feitas por uma parcela da população. Já a inauguração do CSU veio para atender a população na parte de lazer. O evento contou com a presença do então governador José Maria Marin.
Maluf queria a Saev; Nucci disse não
Em determinado momento da administração João Nucci, o governador Paulo Maluf queria que o prefeito passasse a Saev para a Sabesp. Os assessores de Maluf assediavam Nucci para que ele entregasse a autarquia. Ele, então, fez uma pesquisa nas cidades onde a Sabesp atuava, oportunidade em que constatou que a taxa da Sabesp era cinco ou até dez vezes maior que a da Saev, por isso ele decidiu ficar com a autarquia. Em certo dia, Nucci recebeu o governador em sua casa, oportunidade em que Maluf reforçou o pedido, que novamente não foi atendido. “Eu disse para ele que a nossa água da social, é uma água do povo, é um patrimônio do povo de Votuporanga”.
Missão cumprida
Por tudo o que fez, tanto na vida pessoal quanto na carreira pública, João Antônio Nucci é muito feliz. “Eu sou um cara realizado, feliz, porque eu fiz
aquilo que eu pude fazer de coração por Votuporanga”.