Da Redação
Meninos com idade entre 12 e 13 anos já podem se vacinar contra o HPV em Votuporanga. A vacinação na cidade começou na última segunda-feira (2) e pode ser encontrada gratuitamente em todos os Consultórios Municipais e Policlínica de Votuporanga.
A vacina para meninos passou a ser disponibilizada por conta do anúncio do Ministério da Saúde. A inclusão desse grupo foi anunciada em outubro do ano passado e entrou em vigor neste ano em todo o país. Antes, a vacinação só era feita em meninas.
A medida tem o objetivo de aumentar o número de imunizados contra o vírus, que atinge pele e as mucosas e pode causar verrugas ou lesões precursoras do câncer, como o de pênis, garganta, ânus e o câncer de colo de útero. “A vacinação contra a doença contribui para a redução das doenças associadas ao vírus (papiloma vírus humano), já que possibilita a diminuição da circulação do vírus na população”, explicou a Secretaria de Saúde de Votuporanga.
Em meninos, a vacinação é feita em duas doses com intervalo de seis meses. Em meninas ela é feita entre 9 e 14 anos, em duas doses com intervalo de seis meses. A vacina contra o HPV entrou no calendário de vacinação em 2014.
A vacina distribuída nas unidades de saúde, por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde, é quadrivalente. Ela protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (6 e 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (16 e 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)