Encarnação Manzano foi entrevistada pela Rádio Cidade
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Em longa entrevista para a Rádio Cidade, a secretária municipal de Educação, a professora Encarnação Manzano, falou sobre diversos assuntos e respondeu perguntas dos ouvintes. Ela comentou sobre os casos de violência contra crianças em creches e garantiu que a prevenção é a melhor forma de combater essas situações.
Violência nas creches
Sobre os casos de violência de educadores contra crianças, a secretária destacou que não aprova esse comportamento do profissional de educação, já que ele não foi preparado para isso. O que leva a professora a cometer um ato desses, na opinião de Encarnação, é o descontrole, e quanto a isso a pasta está tomando todo o cuidado para deixar as salas com número adequado de profissionais para que haja muitos adultos cuidando das crianças. Ela observou que essas questões ocorrem não apenas em Votuporanga e acontecem porque a função do professor é bastante desgastante e muitas vezes ocasionam desequilíbrios. “Não somos favoráveis à violência, ao toque, mas sim a educação e às vezes os profissionais tem muitas crianças para cuidar, então nós estamos tentando deixar as salas dentro da definição do Conselho Municipal de Educação em relação ao número de crianças”, explicou.
A pasta, acrescentou, toma as medidas preventivas, porém não é possível garantir que questões como essas não ocorram por que são situações de foro íntimo. “Às vezes, a pessoa naquele momento pode ter um surto, digamos assim, e desequilibra ali e tem esse tipo de reação”, apontou.
A Secretaria já dividiu salas que passavam da quantidade de alunos para que o profissional trabalhe de uma forma mais tranquila e para que ele não tenha esse tipo de procedimento com uma criança dentro da sala de aula. Há a intenção de capacitar os professores da melhor forma possível para que eles façam um trabalho de qualidade e com responsabilidade, fazendo com que as crianças aprendam sem pressão e sem violência. “Agora, se os problemas chegarem, a gente vai resolver”, garantiu.
Vagas nas creches
A secretária frisou que não existe ineficiência no fornecimento de vagas para creches: “as vagas existem, o que não existe e você dar vaga onde o pai quer. Às vezes, o pai quer uma vaga naquela escola, porém a unidade perto da casa dele não tem mais vaga”. Para essas situações, existe uma equipe que faz toda a triagem e encaminha a criança para uma escola mais próxima da casa possível, até um raio de dois quilômetros.
Ela garantiu que hoje ainda há vagas nas creches e que a pasta trabalha para atender da melhor forma os pais que solicitam vagas em um lugar mais perto da sua casa. Há uma lista pública de espera, portanto não há possibilidade de se “passar alguém para frente”. “Nós chamamos gradativamente pela lista de chegada, mas se não houver vaga, a criança é alocada para outra instituição”.
“Cuidar de gente”
Encarnação explicou que a filosofia de trabalho do prefeito João Dado é “cuidar de gente e fazer as pessoas felizes”, então a pasta tenta ajustar o trabalho para que a população seja bem atendida. A secretária fez um apelo aos pais e solicitou que as famílias compreendam que não há escolas perto de todas as residências, porque as unidades estão nos polos e são nessas escolas que as crianças precisam ir, já que há transporte. “Eu não vejo problema tão sério”, acrescentou. Ela ressaltou que são oferecidas as vagas, e não lugares. “As vagas existem, e nós não podemos dizer que não tem vaga em Votuporanga”, pontuou.
Mudanças
Encarnação ressaltou que a sua vida é feita de desafios e que a educação é uma de suas paixões, por isso ela acredita que os obstáculos vão sendo vencidos e a pasta encontrará um bom termo e atingir bons resultados. Ela contou que a Secretaria vive um bom momento e que encontrou a pasta com uma boa organização. A secretária fez elogios a sua antecessora, Sílvia Rodolfo: “ela foi bem competente e deixou a Secretaria bem organizada. Foi uma transição bastante tranquila”.
Em relação à nova lei, ela entende que a mudança na Secretaria foi por conta de decisão da Justiça, então a pasta já foi estrutura. Também ocorrerão concursos para finalizar o processo. Ela explicou que havia muitos funcionários comissionados, mas isso não pode mais acontecer, então servidores saíram e foi necessário alocar outros profissionais para cobrir as vagas. Os profissionais para cumprir as funções de confiança precisam ser efetivos. “Foi necessário fazer uma grande mudança”, contou.
Projetos
Encarnação lembrou que há muitos projetos na pasta. Em uma das iniciativas, um grupo fará uma capacitação em Portugal. A intenção é trazer subsídios em algumas áreas, como a questão da aprendizagem. Em julho, a cidade sediará um congresso com mais de mil pessoas, evento que reúne 51 municípios. Há ainda parcerias com Unifev, Senac, Ifesp, que oferecerão cursos, entre outras ações.
Novas creches e escolas
A secretária explicou que até o meio do ano estará concluída a creche do Jardim Itália e outro Cemei também deve ser construído em breve.
Creche nas férias
Sobre a possibilidade de abrir creches no período das férias, ela esclareceu que é muito difícil, já que a pausa nos trabalhos serve para dedetização das unidades e limpeza. “Não é de bom tom colocar crianças em um ambiente deste, totalmente poluidor e provocador de possíveis doenças, então esses dias de férias precisam acontecer”, falou.