Junto aos prefeitos que assumiram em 2017, Dado será empossado presidente da Junta do Serviço Militar, nesta sexta, pelo chefe da 5ª CSM de Ribeirão Preto
Prefeitos da região estarão nesta sexta-feira (10/2) em Votuporanga, para serem empossados como presidentes das JSMs - Juntas de Serviço Militar de seus respectivos municípios, que pertencem à área de abrangência da 18ª Delegacia de Serviço Militar de Votuporanga.
A solenidade será conduzida pelo chefe da 5ª Circunscrição de Serviço Militar, de Ribeirão Preto, tenente-coronel Anibal Silva Batista, e está marcada para às 18h, no Auditório Tenente Mário Bernardes, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo.
Das 17 cidades que compõem a delegacia local, apenas os prefeitos reeleitos não tomarão posse nesta sexta, pois já o fizeram no mandato passado. De acordo com o delegado 1º Tenente André Luis Ferreira da Silva, todos aqueles que assumiram o Executivo em 2017, serão empossados, dentre eles o prefeito de Votuporanga, João Dado, e os demais chefes do Poder Executivo das cidades que pertencem à circunscrição da 18ª Delegacia, como Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Pontes Gestal, Parisi, Lourdes, Monções, Turiúba e Floreal.
A lei determina que os prefeitos sejam nomeados presidentes das JSMs de seus municípios e a posse é feita segundo protocolo militar. Durante a cerimônia, os empossados fazem juramento perante à Bandeira Nacional e assinam termo de posse, assumindo o compromisso de contribuir com o exercício da cidadania, cumprindo e dando cumprimento aos deveres do Serviço Militar no seu município.
Junta de Serviço Militar
A JSM é um órgão de Serviço Militar, mobiliado com pessoal e material fornecidos pela Prefeitura, com secretário de Junta, designado pelo prefeito, que também é o presidente e responsável pela Junta. A coordenação, orientação e apoio da JSM pertencem à Delegacia de Serviço Militar, da 5ª Circunscrição de Serviço Militar e do Exército Brasileiro.
Cabe à JSM executar os trabalhos relativos ao alistamento, o preparo e à execução da mobilização e o controle da reserva, além de emitir a segunda via de documentações, declarações e certidões, bem como assegurar ao cidadão a regularização de sua situação perante o Serviço Militar.