Foi realizado pela Prefeitura na manhã desta sexta-feira um encontro para a apresentação da situação epidemiológica de doenças
Secretária da Saúde, Márcia Reina, apresentou os dados
Da Redação
Foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretária da Saúde, na manhã de ontem, um encontro para a apresentação da situação epidemiológica da Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela no município.
Segundo os dados do mês de janeiro, foram notificados 61 casos de dengue na cidade e dois casos positivos da doença. A febre chikunkunya teve três suspeitas neste ano. O município registrou até o momento um caso positivo de Zika Vírus. A febre amarela é a única doença que não tem nenhum registro na cidade.
Segundo a secretária da Saúde, Márcia Reina, o objetivo do encontro foi partilhar com a população a ação de controle das doenças para reduzir os números de criadouros, e assim evitar a presença do mosquito transmissor na cidade. “Os dados até o momento estão positivos em relação ao ano passado. Porém, não é o suficiente para deixarmos de trabalhar o controle do vetor responsável pelas doenças”, afirmou.
A secretária ainda ressaltou que a população deve ser consciente em relação às doenças e que o trabalho em conjunto com os agentes é de grande importância. “O trabalho só vai ser concretizado e mantido de forma favorável se nós contarmos com a população atuando de forma intensa na vigilância do dia a dia das residências e terrenos” disse.
O evento contou com lideranças da cidade para a parceria de controle do mosquito transmissor das doenças, o Aedes Egypti.
Mutirão
Para o controle das doenças, a Prefeitura começou em janeiro o Mutirão “Todos Contra o Aedes”, uma ação do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria da Saúde. As visitas e orientações ocorrem quinzenalmente aos sábados, e nas primeiras ações do ano já percorreram mais de 5 mil imóveis, entre casas, estabelecimentos e terrenos baldios. Aproximadamente 100 funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, entre supervisores, agentes de saúde e de endemias estão empenhados nesta força-tarefa. O Mutirão será realizado até o mês de abril com a previsão de contemplar todos os bairros da cidade.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)