As doações tiveram início às 8h e terminaram às 12h; 24 pessoas doaram sangue no primeiro dia de coleta na unidade
Segundo a Prefeitura de Votuporanga, 17 bolsas de sangue foram coletadas ontem
Da Redação
Com a nova unidade de coleta de sangue em Votuporanga, 24 pessoas doaram sangue no primeiro dia de coleta na unidade, que fica anexa ao mini-hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, no bairro Pozzobon. As doações tiveram início às 8h e terminaram às 12h. Segundo a Prefeitura de Votuporanga, 17 bolsas de sangue foram coletadas, além de cinco amostras para cadastramento na campanha de medula óssea.
O primeiro doador foi Edivan Irineu Munhoz Sanches, 43. Ele contou ao A Cidade que esta não foi a primeira oportunidade de ajudar a salvar vidas. “Eu era doador quando tinha a unidade em Votuporanga, já faz 15 anos que doei, e assim que fechou não doei mais, então agora que inaugurou eu decidi fazer essa ação que ajuda e salvar vidas”, explicou o doador.
O vice-prefeito de Votuporanga, Renato Martins, foi o primeiro munícipe a realizar o cadastro de agendamento para a doação de sangue na cidade. “É um dia muito feliz para mim e para toda a população de Votuporanga. Hoje, estamos realizando, de fato, um dos grandes pedidos da nossa população durante a campanha com o prefeito João Dado. Eu convido todos para doarem sangue e, assim, salvar muitas vidas”, afirmou o vice-prefeito.
Segundo o Poder Executivo, cerca de 100 pessoas estão agendadas para os próximos dias. “Inclusive, no primeiro sábado de junho (3) temos participação confirmada também dos bombeiros civis”, afirmou.
Quem pode ser doador
Segundo a médica responsável pela unidade de coleta de sangue de Votuporanga, Nímia Carolina Azero, podem doar sangue as pessoas entre 18 e 69 anos, que pesem acima de 50 quilos e que estejam bem de saúde. As mulheres podem fazer até três doações ao ano, com intervalo de 90 dias, e os homens podem fazer até quatro doações ao ano, com intervalo de 60 dias.
“A recomendação é que não doem sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, portadoras de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer e que fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco”, afirmou a médica.
Recomendações
Antes de doar é importante dormir bem, pelo menos 6h, evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas, evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não fumar uma hora antes.
Unidade
As doações podem ser feitas toas as terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 12h, e também todo primeiro sábado do mês, das 8h às 12h, na unidade de coleta de sangue localizada na rua Antônio Galera Lopes, 2652. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3426-7530, ramal 210, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h ou das 13h30 às 17 horas. (Colaborou Gabriele Reginaldo)