Há ainda duas unidades que estão com projetos de ampliação para atender mais crianças
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Atualmente Votuporanga tem um número significativo de vagas remanescentes nas creches. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Educação, há 167 vagas disponíveis na cidade, além de uma nova unidade, que já está em construção e oferecerá mais 220 vagas.
Ao A Cidade, a pasta, que tem como secretária Encarnação Manzano, informou que no momento há 167 vagas para crianças com idade entre 0 e 5 anos: 15 vagas para Berçário 1 (0 a 1 ano); 6 para Berçário 2 (1 a 2); 18 para Maternal I (2 a 3); 23 para Maternal II (3 a 4); 49 para Pré I (4 a 5); e 56 para Pré II (5 a 6 anos incompletos).
Ainda segundo a Secretaria, uma unidade de Educação Infantil está em construção no Jardim Itália, com abertura de 220 novas vagas e outras duas escolas já em funcionamento estão com projetos de ampliação para atender mais crianças: o Cemei Professora Mercedes Fernandes de Lima, no bairro São João, e o Cemei Professora Aracy Panazzolo de Mattos, no Jardim Alvorada. “Além disso, a Prefeitura está com concursos em andamento para contratação de profissionais que possibilitará criação de mais vagas tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental”, explicou.
Recentemente, Encarnação explicou que não existe ineficiência no fornecimento de vagas para creches. Conforme ela, para situações em que os pais querem uma vaga mais perto de sua casa, existe uma equipe que faz toda a triagem e encaminha a criança para uma escola mais próxima possível, até um raio de dois quilômetros.
Em 2017, foram disponibilizadas 3.626 vagas nos 17 Cemeis (Centro Municipal de Educação Infantil), atendendo crianças de 0 a cinco anos de idade. As matrículas da educação infantil são centralizadas na própria sede da Secretaria Municipal da Educação. Quando não há vaga na unidade de preferência da família do aluno, o pai ou responsável tem a possibilidade de preencher um cadastro indicando a escola de interesse para uma possível mudança. Na disponibilidade da vaga, a criança poderá ser transferida.