De acordo com a Prefeitura de Votuporanga, obra de recapeamento da vicinal Adriano Pedro Assi está cerca de 63% concluída
Gilmar Aurélio, o Gaspar, secretário de Obras, João Dado e Sérgio Luis Chiquetto
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito de Votuporanga, João Dado, assinou na tarde de ontem, no Paço Municipal, o aditivo contratual, e a empresa Noromix deve reiniciar as obras da Estrada do 27 em até dez dias. Secretários, vereadores e o representante da construtora, Sérgio Luis Chiquetto, estiveram no ato.
O chefe do Executivo destacou que o ato da Prefeitura foi bastante importante, uma vez que a Administração Municipal fez um cuidadoso estudo, que durou alguns dias, em que foi apurado e aferido o que não constava no orçamento original da licitação, porém que era necessário para que a obra tivesse sua garantia. Após os estudos técnicos, foi constatada a necessidade do aditivo, que só foi concluído ontem por conta da dificuldade de se fazer um detalhamento completo, exigido para que houvesse a segurança de que a Prefeitura está pagando exatamente o necessário.
O aditivo, esclareceu Dado, assegurou o pagamento de qualquer parcela à empresa em decorrência do contrato original. “A Prefeitura tem um valor a pagar no contrato original e um valor do aditivo firmado hoje. Também já fizemos hoje o levantamento técnico de tudo aquilo que foi executado”, comentou.
Segundo o prefeito, em relação ao que já foi realizado, a Administração fará o pagamento, e a empresa terá a capacidade financeira de reiniciar as obras em cerca de sete dias. “Ela vai encaminhar a obra, segundo as informações dos proprietários da empresa, até o seu final”, falou.
Por outro lado, explicou Dado, o município aguarda o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) autorizar o novo plano de trabalho. Anteriormente, havia um projeto de ações em que não existia a doação, por parte da usina Cofco Agri, da base asfáltica, no valor de R$ 1.8 milhão. Posteriormente, com uma lei de dezembro de 2016 e o convênio assinado em 12 de janeiro, foi necessário refazer o plano de trabalho, que foi entregue ao DER em meados de março. “Agora, estamos aguardando que o DER nos autorize. Na medida que isso acontecer, nós então, com certeza, vamos ter a liberação dos recursos pelo DER, e a empresa vai satisfazer toda a execução do trabalho na forma daquilo contratado”, disse.
O aditivo no valor de R$ 595,825,45 é a contrapartida da Prefeitura, uma vez que não continha no convênio original e, portanto, o DER não poderia ser responsabilizado por esse pagamento. “Então a Prefeitura pagará a sua parte daquilo que já era previsto no contrato e mais o aditivo contratual”, apontou.
Na obra, que está cerca de 63% concluída, serão recuperados 19,5 quilômetros no perímetro de Votuporanga até a divisa com Sebastianópolis do Sul.