A Prefeitura de Votuporanga destinou R$ 200 mil para o Fundo Municipal de Bem-Estar Animal; Executivo ainda busca chácara
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Mais um importante passo em favor da causa animal foi dado em Votuporanga. A Prefeitura Municipal destinou R$ 200 mil para o Fundo Municipal de Bem-Estar Animal (Fumbea). A destinação foi publicada no Diário Oficial do Município.
De acordo com o Poder Executivo, o Fumbea, é o órgão mantenedor responsável pelas ações e manutenção do “Recanto dos Focinhos”. A verba será investida no controle populacional, coibição de maus-tratos e abandono, educação em bem-estar animal, prevenção de zoonoses e demais agravos e ações de proteção à vida animal. Conforme a Prefeitura, a aplicação “é sem prejuízo da utilização de recursos orçamentários da Secretaria Municipal da Saúde naquilo que estiver obrigada a atender nos termos desta lei complementar e demais legislações aplicáveis”.
Em relação ao aluguel de uma chácara para abrigar o “Recanto dos Focinho”, a Administração Municipal explicou que inicialmente um candidato demonstrou interesse pela locação da área, porém houve desistência. “Outros locais estão sendo avaliados através da presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Mônica de Carvalho”, explicou.
Ainda conforme o Executivo, constituirão recursos do Fundo, dotações orçamentárias a ele especificamente destinadas; créditos adicionais suplementares; doações de pessoas físicas e ou jurídicas; doações de entidades nacionais e internacionais; transferências ou repasses financeiros oriundos de convênios celebrados com os governos estadual; recursos de emendas, entre outros.
Na opinião do prefeito João Dado, com as ações implantadas na cidade, ele acredita que o município pode chegar a servir de exemplo para todo o Brasil. “Não conheço nenhuma cidade que tenha implantado uma política tão completa à causa animal. Além de tudo, a atenção à vida animal é questão de saúde pública e merece investimentos e suporte do governo”, falou. Ele espera ainda que as ações façam o município acabar gradativamente com as superpopulações, o abandono, os maus-tratos e todo tipo de crueldade praticada contra os animais.