Marão demonstrou estar contente com o convite, uma vez que é oportunidade para mostrar os bons exemplos da Educação de Votuporanga
O ex-prefeito Junior Marão ministrará a palestra em São Paulo, com o tema “Arranjos de Desenvolvimento da Educação”
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O ex-prefeito Junior Marão ministrará uma palestra na quinta-feira (3), às 11h, no Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. Na oportunidade, o ex-chefe do Poder Executivo falará sobre experiências da educação durante a sua gestão em Votuporanga.
Em conversa com A Cidade, Marão disse que deve comentar sobre “Arranjos de Desenvolvimento da Educação”, que são agrupamento de municípios com características sociais e econômicas semelhantes que conjugam o interesse de abordar soluções em grupo, trabalhar em rede e trocar experiências, em regime de colaboração.
Em 2009, a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação, deu início ao projeto Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista, que tem como eixo estruturante o PAR (Plano de Ações Articuladas), ferramenta gerencial criada pelo Ministério da Educação. A ação, por meio de análise do quadro educacional do município, indica as medidas prioritárias e os respectivos planos de ação para realizá-las. Atualmente, o ADE é composto por 48 municípios do Noroeste Paulista.
Marão demonstrou estar contente com o convite, uma vez que é oportunidade para mostrar os bons exemplos da Educação de Votuporanga.
Evento
O Instituto Ayrton Senna reunirá prefeitos, secretários da Educação, educadores e especialistas para o encontro “Educação no Século 21: Alfabetização – Dilemas do passado e caminhos para o futuro”. O evento será realizado no auditório do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, a partir das 8h30, e irá discutir as atuais políticas públicas educacionais nessa área, experiências positivas de financiamento e mecanismos de cooperação, e o conceito de alfabetização integral, buscando explorar as múltiplas linguagens, como alfabetização digital, científica, corporal e socioemocional, consideradas essenciais no cenário do século 21.
Entre os palestrantes convidados estarão Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper; Daniel Santos, professor de Economia da USP/Ribeirão Preto e pesquisador do eduLab21 do Instituto Ayrton Senna; Augusto Buchweitz, pesquisador do Instituto do Cérebro (RS); Fernando Abrucio, professor da Fundação Getúlio Vargas; e Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, entre outros nomes.