Foram registrados 729 casos positivos de dengue nos primeiros seis meses de 2016 e apenas 15 neste ano em Votuporanga
A pasta informou que a diminuição é resultado da intensificação do trabalho preventivo
Da Redação
Os números de doenças transmitidas pelo Aedes Aegipty têm agradado as autoridades de Votuporanga. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, houve uma redução nos registros no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 729 casos positivos de dengue nos primeiros seis meses de 2016 e apenas 15 neste ano. Uma diminuição de 97,9% nos casos positivos da doença.
A doença zika vírus também teve redução de registros. Foram quatro casos positivos da doença nos primeiros seis meses do ano passado e apenas um neste ano. Um caso de chikungunya foi registrado em 2017. A pasta informou que a diminuição de casos é resultado não só da intensificação do trabalho preventivo de orientação aos moradores de Votuporanga, realizado pelos agentes comunitários e de endemias da Prefeitura, mas também de uma série de ações.
“Ações como os mutirões promovidos aos sábados; a adesão da comunidade à limpeza dos quintais; a integração entre as vigilâncias Ambiental, Sanitária e Epidemiológica; e as atividades educativas implantadas nas escolas contribuem para minimizar a proliferação do inseto vetor das doenças, o mosquito Aedes Aegypti”, explicou a Secretaria de Saúde.
A pasta afirmou que a Vigilância Epidemiológica tem intensificado as capacitações em serviços junto aos seus profissionais, no intuito de trabalhar em favor da prevenção das moléstias, reduzindo, assim, os riscos à saúde do paciente. O setor realiza ainda o acompanhamento dos casos, com investigações do estado de saúde do paciente e monitoramento dos casos por localidade, além de ações integradas em conjunto com a Vigilância Ambiental e Sanitária.
Já a Vigilância Ambiental realiza bloqueios de nebulizações para casos positivos de arboviroses, além de palestras nas escolas e campanhas educativas junto aos clubes de serviço, entre outras instituições.
Chikungunya
Apesar de apenas um caso positivo de chikungunya, a Secretaria de Saúde tem intensificado a busca ativa por casos. Neste semestre foram registradas 15 suspeitas, já no mesmo período do ano passado foram apenas duas.
“Diante disso, a Vigilância Epidemiológica tem intensificado as capacitações em serviços junto aos seus profissionais, no intuito de trabalhar em favor da prevenção das moléstias, reduzindo, assim, os riscos à saúde do paciente”, informou a pasta.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)