A associação de Votuporanga, que atualmente atende 149 alunos de 0 a 73 anos, celebra hoje mais um ano de história
Atualmente, a entidade atende crianças, adolescentes, adultos e alguns idosos, que vão de 0 a 73 anos de idade (Foto: Aline Ruiz/A Cidade)
Aline Ruiz
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Votuporanga comemora hoje 45 anos de fundação. Para celebrar, a diretoria realiza uma cerimônia na entidade, a partir das 16h, que contará com a inauguração do Espaço Jardim Sensorial, início da utilização dos ares condicionados e o lançamento da Campanha Sorteio Carro 0Km-2017.
Em conversa com o A Cidade, a presidente da associação, Márcia Gianoti, falou da emoção que sente de fazer parte há tanto tempo da história da APAE. “Há 18 anos o meu marido assumiu a presidência da entidade e, desde então, ela vem transformando as nossas vidas para melhor, porque a frente de uma comunidade como essa, a gente convive com pessoas que tem uma maneira de viver diferente e isso faz com que a gente modifique o valor que a vida tem”, contou.
Atualmente, a entidade atende gratuitamente crianças, adolescentes, adultos e alguns idosos, que vão de 0 a 73 anos de idade. “Todos eles possuem uma deficiência intelectual, o que aumenta as deficiências físicas, então cada um requer um tipo de atendimento, por isso procuramos fazer por eles sempre o melhor”, revelou a presidente.
Márcia completou dizendo que 43 funcionários estão envolvidos pela causa, além da diretoria. “Somos uma família para cuidar dessas pessoas que tem essas necessidades especiais. O nosso norte é o respeito com a dificuldade, partindo disso, oferecemos muito amor e carinho, é dessa forma que alcançamos nossos resultados”.
A presidente revelou que costuma chamar a associação de “cantinho da felicidade” e “pedaço do céu”. “Quem me conhece sabe que é dessa forma que chamo esse lugar. Todas as vezes que chegamos aqui sentimos paz, e esse sentimento é transmitido por eles mesmo, que possuem uma alma iluminada e nos faz olhar com outros olhos para o mundo”, disse Márcia com muita emoção.
A maior dificuldade que a entidade enfrenta, de acordo com a presidente, é a financeira. “Todo mês nós gastamos cerca de R$ 160 mil. Dessa parte, uns 55% nós conseguimos com recursos públicos, que chegam por meio da Prefeitura, do Governo e da União. Já os outros 45% são provenientes do nosso trabalho, então esses recursos vêm da população, por meio de sorteios, almoços, jantares, entre outras campanhas que realizamos todos os meses. Não apenas Votuporanga, como todo a região, abraçou a APAE e só temos a agradecer por isso”, finalizou.
A instituição conta com aproximadamente 10 salas de aula com professores habilitados. O prédio também é distribuído por refeitório, palco, minicampo, quadra infantil, parque de areia, pista de caminhada, salas de dança e administrativo. Além disso, no local também são realizadas atividades como teatro, dança, coral, banda rítmica infantil, fanfarra e conjuntos musicais.