Segundo o Boa Vista SCPC, a inadimplência do consumidor caiu 1,2% na comparação de agosto contra o mês anterior
‘Consumidor está mais cauteloso’, diz presidente da Associação Comercial de Votuporanga (Foto: Arquivo/A Cidade)
Da Redação
A inadimplência está diminuindo enquanto a recuperação de crédito está aumentando em Votuporanga. Segundo dados da Boa Vista SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, a inadimplência do consumidor caiu 1,2% na comparação mensal de agosto contra o mês anterior, enquanto a recuperação de crédito aumentou 0,4% no mesmo período.
A pesquisa ainda analisou que no valor acumulado, a inadimplência diminuiu 5,6%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 4,7%. Já na recuperação de crédito do consumidor, no resultado acumulado do ano, a recuperação diminuiu 1,7%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador elevou 9,3%.
“O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras”, afirmou a Boa Vista SCPC.
De acordo com Celso Penha Vasconcelos, presidente da Associação Comercial de Votuporanga (ACV), a entidade analisa que o motivo da queda da inadimplência na cidade está aliado a diversos fatores, como o consumidor cauteloso nas compras e o comerciante seguro na hora das vendas por conta de mecanismos disponíveis, como consulta SCPC e venda por meio de cartão de crédito.
“Todos esses fatores contribuem para a queda da inadimplência e a expectativa é que ela diminua. Nesse período, as pessoas também vão em busca da recuperação de crédito para poderem comprar no fim do ano. Então, elas regularizam o nome para fazer as compras e a expectativa é que aumente significativamente a procura por recuperação de crédito”, explicou o presidente da ACV.
Porém, ele afirmou que mesmo com a expectativa positiva, a inadimplência deve aumentar no fim do ano. “Em razão do aumento de vendas, a inadimplência aumenta, mas a expectativa é que fique 10% abaixo do período do ano passado. Então, até o natal, as vendas aumentam, juntamente com a inadimplência, mas esperamos que com as medidas que os comerciantes têm, a inadimplência seja menor”, afirmou o presidente Celso Penha Vasconcelos.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)